3/4 dos britânicos não sabem ler mapas

mapas
Mapas são um desafio para 77% dos britânicos – imagem: Freepik

Edmilson Volpi*

Você acha que um inglês teria alguma dificuldade para encontrar um pub? Depende. Se ele tiver de usar mapas… De acordo com uma pesquisa encomendada pela Ordance Survey (OS), a agência cartográfica do Reino Unido, mais de três quartos (77%) dos adultos britânicos correm o risco de nunca descobrirem o caminho, já que não conseguiram reconhecer os símbolos mais básicos no mapa, como mirantes e pubs (estes últimos representados por um clássica caneca de cerveja com alça).

Dos 2.000 adultos pesquisados, mais da metade (56%) admitiu que já se perdeu porque não conseguiu utilizar um mapa ou seguir um aplicativo de celular corretamente, com 39% recorrendo a ligações para amigos e familiares, 26% sinalizando por ajuda, e 10% chamando o resgate dos bombeiros para chegar em casa, quando os problemas aconteceram.

Mesmo quando não estão realmente se perdendo, 31% disseram que estavam preocupados com a possiblidade de se perderem. Muitos adultos (46%) disseram que se sentiam mais felizes em caminhar com outra pessoa.

Leia também:

“Esses resultados parecem mostrar que o público britânico tem falta de confiança em relação às suas habilidades de leitura de mapas. É uma pena, mas isso pode ser corrigido rapidamente”, afirma ao The Guardian a embaixadora da OS GetOutside, Julia Bradbury, explicando que conhecer alguns conceitos básicos sobre como ler mapas, entender símbolos, curvas de nível e referências de grid pode transformar o que você sente quando for sair para caminhar – prática que cresceu bastante, sobretudo depois dos lockdowns decorrentes da pandemia da covid-19.

Segundo Bradbury, habilidades de leitura de mapas dão autoconfiança e aliviam o medo de se perder: “Esse conhecimento pode desbloquear o medo do passeio ao ar livre e levar as pessoas a aventuras e descobertas maravilhosas”.

Já para o diretor-gerente de Lazer da OS, Nick Giles, uma das principais razões pelas quais a agência realiza a Semana Nacional de Leitura de Mapas (iniciada em 2016) é tornar o passeio ao ar livre divertido, acessível e seguro. “Queremos encorajar as pessoas a entenderem melhor como boas habilidades de leitura de mapas, seja em papel ou digital, podem inspirar as pessoas a descobrirem novos lugares e terem novas aventuras com segurança”, afirma, acrescentando que o site GeoOutside. possui um enorme conjunto de recursos de leitura de mapas.

Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação