A Carpatho-Ucrânia, país que durou 24 horas

Carpatho-Ucrânia
Território da Carpatho-Ucrânia declarado independente a 15 de março de 1939 possuía bandeira (idêntica à ucraniana) e brasão até hoje usado pelo Oblast da Transcarpátia (Wikimedia Commons)

Edmilson Volpi*

Sua bandeira era idêntica à ucraniana dos dias de hoje, com uma faixa azul acima de uma faixa amarela, o idioma era o ucraniano, mas esse pequeno país tornou-se independente 52 anos antes da Ucrânia, tornar-se uma nação, em 1991. O problema é que, entre a declaração de independência, em 15 de março de 1939, e sua invasão por forças húngaras, a Carpatho-Ucrânia durou apenas um dia, conforme reportagem do site Big Think.

O cenário da criação desse pequeno país incrustado, na época, entre as fronteiras da Polônia, Checoslováquia (hoje Eslováquia), Hungria e Romênia, e tendo a leste a cordilheira dos Cárpatos como limite, era a grande agitação política pré-II Guerra Mundial. Em 30 de setembro de 1938, pelo Acordo de Munique, os checos haviam cedido um pedaço de sua parte oeste (Sudetos) à Alemanha de Hitler, como condição para a paz na Europa.

Como consequência, o país fundou a Segunda República da Checoslováquia, dando autonomia à Eslováquia (parte central do país) e à Rus subcarpática (parte leste). Esta última, porém, em novembro passou a autodenominar-se Carpatho-Ucrânia, embora oficialmente mantivesse o nome Rus subcarpática.

Leia também:

Paralelamente, a Hungria também reivindicava parte do território da Checolslováquia e os acordos de Munique e a Arbitragem de Viena, em novembro de 38, não foram capazes de resolver a questão, o que fez os húngaros anexaram a parte sul da Eslováquia. A tensão aumentou e novos conflitos aconteceram, dessa vez na fronteira com a Rus subcarpática.

Em 1939, toda a fronteira norte-nordeste da Carpatho-Ucrânia (em verde) era com a Polônia. Em 1946, esses territórios foram quase todos tomados pela URSS para formar a própria Ucrânia (Wikimedia Commons).

Em meio a todo esse ambiente de grande ebulição política e militar, tanto Eslováquia como Carpatho-Ucrânia começaram a falar em independência. Consultado pelos eslovacos, Hitler disse que não se opunha, desde que o novo país passasse a fazer parte do III Reich. Do contrário, lavaria as mãos para uma iminente invasão húngara. Em 14 de março, a Eslováquia declarou independência para virar um Estado-fantoche dos nazistas, enquanto.

Ao ver isso e tentando se manter longe da Alemanha, a república da Carpatho-Ucrânia declarou sua independência no dia 15 de março de 1939, enquanto, do lado oeste, Hitler fazia sua entrada triunfal em Praga, anexando a Boêmia-Moravia. Junto com outros ministros, o presidente, monsenhor da Igreja Ortodoxa Avgustyn Voloshyn, estabeleceram bandeira, idioma, brasão, e um hino nacional: “A Ucrânia não pereceu”.

Mas o país tornou-se um caos imediatamente, com forças pró-checas, pró-eslovacas, pró-húngaras e os nacionalistas locais às escaramuças nas ruas. Com a garantia de Hitler, a Hungria avançou e, no dia seguinte, anexou formalmente o território do jovem país. A 17 de março, os húngaros chegavam à fronteira com a Polônia, sufocando os últimos focos de resistência.

O Oblast da Transcarpátia (bandeira no detalhe), o mais ocidental da Ucrânia, corresponde quase que integralmente ao então território da Carpatho-Ucrânia (Wikimedia Commons).

Com o fim da guerra e a tomada da Europa Central pela União Soviética, os russos redesenharam toda a área, e o que um dia (literalmente) foi a Carpatho-Ucrânia, tornou-se, em 1946, o Oblast (província) de Transcarpátia, a porção mais ocidental da recém-criada República Socialista-Soviética da Ucrânia e onde viviam, até a invasão russa, no fim de fevereiro, cerca de 1,2 milhão de habitantes.

Leia a reportagem do Big Think em inglês e a tradução no Curiosidades Cartográficas.

*Edmilson M. Volpi é engenheiro Cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Geo e Legislação

Ladrão usa rastreamento de smartphone para seguir e roubar vítima nos EUA

Nos EUA, Derrick Herlong foi preso por ter participado de um roubo que terminou em assassinato. Ele notou um homem comprando artigos de luxo em um shopping de Orlando, Flórida, e guardando as compras no porta-malas de um Lexus. O assaltante resolveu segui-lo, mas a maneira como ele fez isso

Geo e Legislação

NASA bate recorde de transferência de dados a Terra

O sistema TeraByte Infrared Delivery (TBIRD) da NASA é um pequeno satélite, com o tamanho de duas caixas de cereais unidas, que bateu um recorde de transmissão de dados a partir do espaço para a Terra. O sistema de comunicações baseado em laser transmitiu dados a partir da órbita da