Uma comparação de imagens noturnas da Ucrânia postada no Reddit e no Twitter, esta semana, chamou a atenção dos internautas. A montagem foi feita usando duas fotos da Europa Oriental, com o país ao centro, geradas pela camada Earth at Night do Worldview da NASA – uma no dia 3 de fevereiro, cerca de 20 dias antes da invasão das tropas da Rússia, e outra nesta segunda-feira (7), após 11 dias de intensos conflitos e bombardeios pelo Exército russo.
Leia também:
- Russos controlam Mar de Azov
- Invasão ‘limpa’ espaço aéreo na Europa Oriental
- Conflito na Ucrânia consolida papel das contas OSINT
Na primeira imagem, é possível notar as luzes das diversas cidades ucranianas, com destaque para a capital Kiev, no norte do país, e várias ramificações de luzes nos caminhos para os outros centros, em nítido contraste com completa ausência de luz do Mar Negro, ao sul. Já a foto desta segunda-feira, mostra uma Ucrânia praticamente às escuras, quase se confundindo com o breu do Mar Negro.
As exceções são a península da Crimeia, ocupada pela Rússia em 2014, e que apresentava mais luz noturna nesta segunda-feira do que há um mês, e as províncias separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, onde se notam mais pontos de luz agora do que em fevereiro.