A Ucrânia às escuras, após invasão russa

Ucrânia
Ucrânia
Comparação feita com Imagens da camada Earth at Night, do Worldview da NASA.

Uma comparação de imagens noturnas da Ucrânia postada no Reddit e no Twitter, esta semana, chamou a atenção dos internautas. A montagem foi feita usando duas fotos da Europa Oriental, com o país ao centro, geradas pela camada Earth at Night do Worldview da NASA – uma no dia 3 de fevereiro, cerca de 20 dias antes da invasão das tropas da Rússia, e outra nesta segunda-feira (7), após 11 dias de intensos conflitos e bombardeios pelo Exército russo.

Leia também:

Na primeira imagem, é possível notar as luzes das diversas cidades ucranianas, com destaque para a capital Kiev, no norte do país, e várias ramificações de luzes nos caminhos para os outros centros, em nítido contraste com completa ausência de luz do Mar Negro, ao sul. Já a foto desta segunda-feira, mostra uma Ucrânia praticamente às escuras, quase se confundindo com o breu do Mar Negro.

As exceções são a península da Crimeia, ocupada pela Rússia em 2014, e que apresentava mais luz noturna nesta segunda-feira do que há um mês, e as províncias separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, onde se notam mais pontos de luz agora do que em fevereiro.

Veja também

Agro e Ambiental

PronaSolos consolida rede nacional para mapear solo até 2048

O Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos) reuniu a equipe do projeto estruturante desenvolvido no âmbito do programa, que estruturará o conhecimento sobre os solos brasileiros. O projeto, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e financiado pela Finep/MCTI por meio do CT-Agro, tem como

SinBiose/CNPq lança base inédita de geoinformação sobre a Amazônia

Pesquisadores do Centro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose/CNPq) publicaram nesta quinta-feira (2/2) a base de dados Trajetórias, na revista Scientific Data, do grupo Nature. A base reúne 36 indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos referentes ao período de 2000 e 2017 para todos os 772 municípios de nove estados da

Não perca as notícias de geoinformação