A Ucrânia às escuras, após invasão russa

Ucrânia
Ucrânia
Comparação feita com Imagens da camada Earth at Night, do Worldview da NASA.

Uma comparação de imagens noturnas da Ucrânia postada no Reddit e no Twitter, esta semana, chamou a atenção dos internautas. A montagem foi feita usando duas fotos da Europa Oriental, com o país ao centro, geradas pela camada Earth at Night do Worldview da NASA – uma no dia 3 de fevereiro, cerca de 20 dias antes da invasão das tropas da Rússia, e outra nesta segunda-feira (7), após 11 dias de intensos conflitos e bombardeios pelo Exército russo.

Leia também:

Na primeira imagem, é possível notar as luzes das diversas cidades ucranianas, com destaque para a capital Kiev, no norte do país, e várias ramificações de luzes nos caminhos para os outros centros, em nítido contraste com completa ausência de luz do Mar Negro, ao sul. Já a foto desta segunda-feira, mostra uma Ucrânia praticamente às escuras, quase se confundindo com o breu do Mar Negro.

As exceções são a península da Crimeia, ocupada pela Rússia em 2014, e que apresentava mais luz noturna nesta segunda-feira do que há um mês, e as províncias separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, onde se notam mais pontos de luz agora do que em fevereiro.

Veja também

Agro e Ambiental

SGB disponibiliza Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins

Com o objetivo de apresentar a distribuição e relações espaciais das formações geológicas presentes no estado do Tocantins e mostrar uma representação visual da história geológica e das características da área mapeada, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta os Mapas Geológico e de Recursos Minerais da região. No levantamento,

Geo e Legislação

MAPA lança SHIVA e fortalece dados abertos na certificação fitossanitária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou, nesta sexta-feira (28), a Portaria nº 779/2025, que oficializa o uso do Sistema Hiper Integrado de Vigilância Agropecuária (SHIVA). Além de digitalizar a emissão de certificados fitossanitários eletrônicos (e-Phyto), a iniciativa se destaca por adotar dados abertos, permitindo maior transparência e acessibilidade