Açores quer ser hub transatlântico aeroespacial

Açores – imagem: Gabriela Mendes – Pexels

O governo regional dos Açores quer converter as limitações da geografia açoriana em oportunidades, explorando o potencial do arquipélago, em termos de geolocalização, infraestruturas, recursos naturais e humanos. O objetivo é transformar a região num hub transatlântico para as atividades aeroespaciais. O anúncio foi feito durante a Conferência Internacional sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço, realizada há duas semanas em Ponta Delgada.

Segundo José Manuel Bolieiro, governador regional, a Estratégia dos Açores para o Espaço [EAE] está alinhada com as metas e eixos da Estratégia Nacional ‘Portugal Space 2030’ e do Programa Europeu para o Espaço, podendo dar mais densidade ao sucesso da investigação tecnológica no setor: “Nas ilhas mais centrais, podemos ter a possibilidade de, através do espaço, observar a Terra e dar dados essenciais para desenvolver essa economia de precisão. A partir da ilha mais ocidental do grupo central, [podemos] observar o mar profundo. Mas, também, termos intervenção nas previsões meteorológicas, como na ilha Flores”.

Leia também:

A intenção do governo dos Açores é instalar no arquipélago locais de ensaio para tecnologias espaciais e dar início à comercialização de atividades no setor.

Fontes: TSF e Notícias ao Minuto

Post Author: Geocracia