AEB cria Constelação Catarina, programa de nanossatélites

Imagem: AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB) acaba de criar, por meio da Portaria nº 590, o Programa Constelação Catarina, uma iniciativa da AEB em parceria com instituições do Estado de Santa Catarina com o objetivo de desenvolver e fabricar nanossatélites para atuar na defesa civil e na agricultura de precisão. O programa pretende ainda viabilizar um novo modelo de investimentos para a indústria espacial atraindo recursos de diferentes setores para atender demandas qualificadas.

Para o presidente da Comissão Especial de Geodireito da OAB/SP, Luiz Ugeda, com a Constelação Catarina, “a AEB permite que o Brasil tenha acesso às melhores tecnologias e práticas de políticas públicas que possibilitarão reforçar o ecossistema econômico, incluindo o florescimento de mais startups geoespaciais no país e na América Latina”.

Leia mais aqui.

Veja também

Geo e Legislação

Os lugares sagrados da vida de Jesus: uma geografia de fé e história

Gonçalo Nabeiro, no SOL/Sapo de Portugal, assinala que, em tempo de Páscoa — momento central da fé cristã —, é oportuno observar não só os ensinamentos de Jesus Cristo, mas também os lugares que marcaram a sua vida. Localizados no Médio Oriente, especialmente nas regiões da Judeia, Samaria e Galileia,

Entrevistas e Artigos

Como se precaver de tsunamis fluviais com uma efetiva Infraestrutura de Dados Espaciais?

A PSP Hub, think tank de estudos em infraestrutura e urbanismo, divulgou semana passada paper sobre “Por uma governança pública dos dados espaciais: Necessidade de alinhar o Brasil às melhores práticas internacionais“. Assinado por Luiz Ugeda, CEO e fundador da Geocracia Legaltech, o texto traz valiosas experiências internacionais que mostram