AEB define janela de lançamento da Operação Santa Branca

janela de lançamento
Janela de lançamento do foguete VSB-30 será entre 22 e 26 de outubro – imagem: AEB (divulgaçãp)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciou que, entre Domingo (22) e a próxima quarta-feira (26), vai acontecer a a janela de lançamento da Operação Santa Branca, que pretende lançar a partir da Base de Alcântara um foguete VSB-30. A bordo, estará uma carga útil nacional – o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Após a qualificação, a PSM será utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. 

Os preparativos para a Operação Santa Branca começaram no dia 4 de outubro, com a realização de palestras educativas nas escolas de Alcântara, no Maranhão. Nesta segunda (17), teve início o período de 1° Estágio de teste e, nesta quarta (19), o PSM foi integrado à plataforma. Na sexta (21), será realizada a cronologia simulada de lançamento.

Leia também:

A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a AEB, a empresa Orbital Engenharia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Nela, será embarcado um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo Carlos Moura, presidente da AEB, o sucesso da Santa Branca permitirá ao país explorar este tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias no ambiente de microgravidade: “O Brasil poderá prover, de forma autônoma, serviços de experimentação em ambiente microgravidade, usando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), o VSB-30 e a PSM. Abriremos, também, um mercado para a indústria espacial brasileira, para os empreendedores e para as Instituições de Ciência e Tecnologia”, enfatiza. 

O Programa Microgravidade foi criado em outubro de 1998, por meio da Resolução nº 36, do Conselho Superior da AEB. Ele teve sua última reestruturação em janeiro de 2015. O objetivo é viabilizar a realização de experimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico, por meio de seleção, com base no mérito científico-acadêmico-tecnológico, de propostas submetidas a Anúncios de Oportunidades (AOs).

Janela de lançamento: VSB-30 foi lançado de Alcântara pela última vez em 2016 (foto: sargento Manfrim/FAB).

O último lançamento com o VSB-30 em território brasileiro ocorreu em 2016, na Operação Rio Verde. O foguete, desenvolvido pelo IAE em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), levava a carga útil MICROG-2, que transportou oito experimentos científicos e tecnológicos selecionados pelo Programa Microgravidade da AEB.

Fonte: AEB

Veja também

Agro e Ambiental

Câmara aprova alterações nas regras de prevenção de desastres

Semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, uma proposta que modifica as normas relacionadas à prevenção de desastres e à recuperação de áreas afetadas. Uma vez que o texto foi modificado na Câmara, ele será submetido à análise do Senado. O Projeto de Lei (PL 2012/2022) foi

Não perca as notícias de geoinformação