AEB e Universidade Federal do Tocantins assinam acordo na área espacial

Tocantins
Campus da UFT em Araguaína, Tocantins – Foto (UFT)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram, na semana passada, um protocolo de intenções pelo qual as duas instituições oficializam seu interesse em propor estudos, pesquisas e ações conjuntas. O foco será posto nas áreas de ciência, tecnologia e inovação voltadas para possibilidades de desenvolvimento e aplicação de tecnologias espaciais e de seus produtos e serviços, desde que pautados pela exploração e uso do espaço exterior para fins pacíficos.

Além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial, o acordo também prevê ações de fomento para que o estado do Tocantins possa criar novos produtos e tecnologias advindas da área espacial e se torne exportador de soluções no setor, aumentando o desenvolvimento e a produtividade local.

Leia também:

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, esse é o pontapé inicial que marca o início de uma grande parceria. “Tenho certeza que isso nos abre muitas oportunidades, e uma delas é a de operação de balões estratosféricos. Mas esse é apenas um dos exemplos”, disse.

Já o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, afirma que o acordo fortalece as relações: “É uma grande satisfação. Isso é um marco na história da nossa universidade”.

Fonte: AEB

Veja também

Entrevistas e Artigos

Os mapas como espelhos de nossa sociedade: reflexões e transformações culturais

Mapas são descritos como moldadores de nossas vidas, não apenas indicando onde estamos, mas também quem somos, conforme relatado por Mike Duggan, professor de Cultura Digital, Sociedade e Economia na King’s College de Londres em artigo para o The Conversation. A integração dos mapas na vida cotidiana tornou-se tão profunda

Infra e Cidades

Portal GeoSampa publica dados inéditos sobre produtores rurais

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), em parceria com o Projeto Ligue os Pontos, acaba de disponibilizar no Portal GeoSampa duas inéditas bases de dados sobre os agricultores da Zona Sul rural de São Paulo que vão orientar políticas públicas de fortalecimento da agricultura, geração