AEB e Universidade Federal do Tocantins assinam acordo na área espacial

Tocantins
Campus da UFT em Araguaína, Tocantins – Foto (UFT)

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram, na semana passada, um protocolo de intenções pelo qual as duas instituições oficializam seu interesse em propor estudos, pesquisas e ações conjuntas. O foco será posto nas áreas de ciência, tecnologia e inovação voltadas para possibilidades de desenvolvimento e aplicação de tecnologias espaciais e de seus produtos e serviços, desde que pautados pela exploração e uso do espaço exterior para fins pacíficos.

Além de promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial, o acordo também prevê ações de fomento para que o estado do Tocantins possa criar novos produtos e tecnologias advindas da área espacial e se torne exportador de soluções no setor, aumentando o desenvolvimento e a produtividade local.

Leia também:

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, esse é o pontapé inicial que marca o início de uma grande parceria. “Tenho certeza que isso nos abre muitas oportunidades, e uma delas é a de operação de balões estratosféricos. Mas esse é apenas um dos exemplos”, disse.

Já o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, afirma que o acordo fortalece as relações: “É uma grande satisfação. Isso é um marco na história da nossa universidade”.

Fonte: AEB

Veja também

Agro e Ambiental

Por satélite, MP constata queda no desmatamento ilegal em Mato Grosso

Idealizado pelo Ministério Público do Mato Grosso e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outros parceiros para combater o desmatamento ilegal, o projeto Satélites Alerta acaba de apresentar seus resultados: a destruição da floresta caiu de 1.057 km2, em 2019, para 701 km2, em 2020, no Estado.