Alemanha vai usar alerta georreferenciado de catástrofe via celular

Imagem: Analogicus – Pixabay

Vítima de fortes enchentes que provocaram pelo menos 180 mortes e mais de 70 desaparecimentos, há duas semanas, a Alemanha anunciou esta semana que vai montar um sistema de alertas de catástrofes naturais por celular, o chamado cell broadcast. O governo alemão está sendo criticado por não ter avisado a população da gravidade das inundações, apesar dos boletins emitidos pelo serviço meteorológico e pelo Escritório Federal de Prevenção de Desastres do país. Diferentemente das mensagens de SMS, o cell broadcast não é enviado de um número específico para outro, mas é georreferenciado: a mensagem chega simultaneamente do operador de telefonia a todos os aparelhos que se encontram em zonas de perigo, mesmo que a rede esteja sobrecarregada. O sistema já é utilizado em países com histórico de desastres naturais, como Japão, Estados Unidos, Chile, Grécia e Nova Zelândia, entre outros.

Leia mais aqui.

Veja também

Geo e Legislação

RS: Governo lança Painel que localiza imóveis no estado

Com a presença do governador Eduardo Leite, foi lançado, nesta quarta-feira (3/5), o Painel de Imóveis do Rio Grande do Sul (rsimoveis.rs.gov.br/). A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com o apoio da Procergs, disponibiliza a localização dos imóveis de propriedade do Estado, suas características e tipos de

Geo e Legislação

Confira a atualização dos dados abertos do Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional atualizou o conjunto de dados, contidos em suas bases de dados, sob a forma de dados abertos. A atualização cumpre o compromisso firmado no Plano de Dados Abertos do Arquivo Nacional para o biênio 2022 – 2024, podendo ser acessada no Portal de Dados Abertos do Governo Federal e no Portal AN. 

Não perca as notícias de geoinformação