Análise automatizada do CAR evitará fiscalização subjetiva de propriedades rurais

Imagem: WikiImages – Pixabay

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a partir de outubro, a análise e aprovação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado passará a ser feita de forma automatizada pela equipe técnica dos órgãos competentes. Segundo especialistas em Direito Agrário consultados pelo Jornal Dia Dia, de Mato Grosso do Sul, além de maior agilidade na verificação das informações do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), a medida reduzirá a subjetividade da análise, garantindo mais segurança a proprietários de imóveis rurais.

O novo processo será realizado pelo cruzamento geoespacial das informações que proprietários ou possuidores rurais declaram nos CARs com as bases de dados temáticas obtidas por sensoriamento remoto. O próprio sistema apontará a adequação da propriedade ao código florestal e se o imóvel precisa recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito (AUR) ou Reserva Legal (RL).

Leia mais aqui.

Veja também

Infra e Cidades

Cemig georreferencia mais de 300 mil podas preventivas de árvores em todo estado

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) intensificou suas ações de manutenção preventiva para reduzir interrupções no fornecimento de energia causadas por quedas de árvores sobre as redes elétricas. Em um período de dez meses, a empresa realizou aproximadamente 330 mil podas em áreas urbanas e rurais, utilizando georreferenciamento para

Geo e Legislação

Geocracia Ano 2: Venha para o WhatsApp, newsletter será descontinuada

A Geocracia inicia seu segundo ano com novidades. A GCNews, newsletter da Geocracia realizada semanalmente desde 2008 pela Geodireito, será descontinuada a partir de abril. Foram mais de 700 edições que trouxeram muitas novidades, curiosidades e conteúdo para os profissionais que desejam acompanhar a geoinformação e suas políticas públicas. Com