ANPD torna-se membro da Global Privacy Enforcement Network

Imagem: Christoph Meinersmann – Pixabay

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados foi aceita oficialmente como membro da Global Privacy Enforcement Network (GPEN), rede de reguladores de privacidade e proteção de dados criada pela OCDE. A entidade tem como missão melhorar a cooperação na aplicação das leis internacionais sobre o tema da privacidade e proteção de dados.

Com a inclusão da ANPD entre os membros, a expectativa é que haja um intercâmbio constante de informações e conhecimentos com as outras mais de 50 autoridades que fazem parte da rede. O espaço permitirá discutir os aspectos práticos da cooperação na aplicação das leis de privacidade e proteção de dados, compartilhar as melhores práticas para enfrentar os desafios transfronteiriços, trabalhar para desenvolver prioridades de fiscalização compartilhadas e apoiar iniciativas conjuntas de fiscalização e campanhas de conscientização.

Leia também:

Criada em 2007, no contexto de uma decisão do Conselho da OCDE de adotar a Recomendação sobre Cooperação Transfronteiriça na Aplicação de Leis de Proteção à Privacidade, a GPEN tem como objetivo fortalecer a proteção de dados em âmbito global, auxiliando as autoridades públicas a cumprir suas leis domésticas e a fortalecer suas capacidades de cooperação transfronteiriça. Assim, a entidade conecta autoridades de enforcement de todo o mundo para promover e apoiar a cooperação na aplicação internacional de leis de proteção à privacidade e aos dados.

Fonte: ANPD

Veja também

Angra lança geoportal SIGA Web

O Setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento e Parcerias de Angra dos Reis apresentou o Sistema de Informações Geográficas (SIGA Web), disponível em http://siga.angra.rj.gov.br/, ferramenta que engloba módulos específicos para diversas secretarias, abrangendo áreas como Assistência Social, Habitação, Mobilidade Urbana, Gestão de Projetos, Defesa Civil, Turismo, Agricultura e Pesca,

Geo e Legislação

Universidade de Lisboa debate Direito Ambiental Geográfico

A Conferência “Instrumentos Econômicos da Política Ambiental: Reflexões Luso-Brasileiras” será realizada no dia 17 de outubro de 2024 na Universidade de Lisboa, em Portugal. Organizado por Carla Amado Gomes, Talden Farias e Alexandre Burmann, o evento reunirá especialistas de Brasil e Portugal para debater temas-chave sobre o uso de instrumentos

Não perca as notícias de geoinformação