Mais de mil propriedades rurais do município de Araraquara, no interior de São Paulo, já estão geolocalizadas graças a um app de celular, o Rotas Rurais, que pode ser baixado para Android e iOS. O mapeamento da área rural da cidade foi entregue recentemente pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, ao vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Araraquara, Damiano Barbiero Neto.
O trabalho é resultado de um convênio firmado entre o estado de São Paulo e o Município de Araraquara para implementação do Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais. Por ele, a cidade recebe um mapa e os produtores rurais ganham endereços codificados digitalizados. Isso permite a rápida localização das propriedades rurais e suas rotas de acesso. Ao todo, 1.108 propriedades foram geolocalizadas em Araraquara.
Leia também:
- Censos no continente são oportunidade para liberar endereços, defende AddressForAll
- Google Maps vai dar endereço a moradores de áreas remotas
- Thierry Jean: “Cartografia colaborativa é mais barata, mais precisa e mais flexível”
De acordo com a Prefeitura de Araraquara, o Rotas Rurais proporcionará melhor qualidade de vida para produtores e moradores de áreas rurais, já que facilita o acesso às propriedades e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. Até hoje, um morador da zona rural tinha muita dificuldade para explicar com exatidão o endereço de sua propriedade.
A entrega em áreas rurais sempre foi um grande desafio para o e-commerce por conta de prazos e custos. Com os endereços digitais, o cidadão do meio rural pode agora inserir ou fornecer os códigos alfanuméricos correspondentes ao seu endereço nos aplicativos de geolocalização, como Google Maps e o Waze, e uma rota será traçada mostrando o caminho a ser percorrido até a propriedade.
O proprietário rural que quer inserir seu endereço no sistema deve baixar o app Rotas Rurais, se cadastrar e marcar no mapa a entrada principal do seu imóvel. Ele deve ainda responder a um questionário na plataforma, que serve para ajudar o Estado a identificar necessidades específicas da região.
Fonte: Prefeitura de Araraquara