Artur Gil: classificação ecológica global de zonas costeiras com imagens Landsat

Imagem: reprodução

A USGS – United States Geological Survey, a ESRI e a rede internacional MBON – Marine Biodiversity Observation Network produziram um novo conjunto de dados de alta resolução espacial que pretende caracterizar a orla costeira terrestre global, do ponto de vista ecológico. O conjunto de dados foi produzido pela extração da linha de costa usando imagens multiespectrais Landsat, com 30 metros de resolução espacial.

Leia também:

O vetor global resultante foi segmentado em cerca de 4 milhões de segmentos de 1 km, e cada segmento caracterizado individualmente do ponto de vista terrestre, costeiro e marinho. Estes dados têm como objetivo suportar uma extensa variedade de potenciais aplicações de apoio à decisão e investigação científica em planejamento e gestão costeiros, desde a escala local à global.

Saiba mais sobre esta iniciativa em https://gisforscience.com/chapter1/.  

O artigo científico que descreve e fundamenta a metodologia usada pode ser visto aqui.

*Artur Gil é Investigador em Ciências e Tecnologias Geoespaciais no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)

Veja também

Geo e Legislação

Portaria da AEB regulamenta lançamento comercial de foguetes no Brasil

Atualizando regulamentação de 2002, a Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou na semana passada a Portaria nº 698, que rege o Licenciamento de Operador de Atividades Espaciais e a Autorização de Lançamento em território brasileiro. Na prática, o novo marco regula as operações de lançamentos por empresas privadas, que terão licença

Geo e Legislação

Exército publica nova norma que redefine padrões de dados espaciais no Brasil

Após um longo processo iniciado em 2018, foi finalmente publicada em 2025 a Especificação Técnica para Representação de Dados Geoespaciais (ET-RDG), novo marco normativo da cartografia oficial brasileira. Desenvolvida pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército, a ET-RDG substitui o manual T 34-700, em vigor desde 2002, e busca