Blumenau atualiza base cartográfica e cadastral

Blumenau
Blumenau – imagem: plataforma /riobranco

Defasadas há mais de 15 anos, as bases cartográfica e dos produtos cadastrais do Município de Blumenau, em Santa Catarina, começaram a ser atualizadas há cerca de um mês e deverão estar prontas em maio do ano que vem. O trabalho, que implanta a Rede de Referência Topográfica Municipal, usa sensores laser aerotransportados e câmera aerofotogramétrica digital, fazendo a varredura dos cerca 440 quilômetros quadrados de área urbana e rural da superfície terrestre do município.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano (Seplan) da cidade, Éder Boron, a atualização da base cartográfica cadastral do município proporcionará grandes benefícios ao planejamento urbano da cidade, auxiliando na elaboração, locação e proposição de novos projetos de engenharia e atendendo a esfera pública e privada. “Blumenau evoluiu e cresceu muito desde o último levantamento aereofotogramétrico, em 2003. Além de desastres naturais, que abalaram e modificaram nossa geografia, tivemos a expansão de várias regiões com aterros e terraplanagens, implantações e ampliação da malha viária, com abertura de novas ruas, loteamentos e grandes empreendimentos”, afirma.

Leia também:

Já o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, diz que o novo levantamento aerofotogramétrico do município ficará como legado para as futuras gerações. “Os benefícios deste de trabalho nortearão a administração pública em diversos aspectos como o meio ambiente, o saneamento básico, a geologia, a drenagem urbana e, sobretudo, o crescimento da construção civil”, ressalta.

Contratado pela Seplan, pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e pela Secretaria de Gestão Governamental (Segg), o registro adequado da cobertura aérea da cidade depende de condições meteorológicas e atmosféricas favoráveis, preferencialmente com céu limpo, sem nuvens.

De acordo com a Seplan, após o trabalho de recobrimento aéreo do território do município, seguem-se as etapas de ortorretificação, restituição estéreo fotogramétrica e edição, para que o município receba os Arquivos Digitais do Levantamento Aerofotogrametrico, Ortofotos e o modelo digital em 3D da superfície terrestre levantada.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Veja também

Geo e Legislação

Imagem da Semana: Timna e o segredo das minas do rei Salomão

A imagem desta semana, do Google Maps, é do deserto de Timna, no sul de Israel, onde uma equipe de arqueólogos acredita ter descoberto, finalmente, a origem da riqueza das famosas minas do rei Salomão. Ao contrário do que se imaginava, o complexo de túneis descoberto em 1964 não continha

Não perca as notícias de geoinformação