Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras

Mapa do Brasil

O território brasileiro aumentou em 72,2 quilômetros quadrados (km²) em 2022. A constatação é de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro. O estudo ajustou o total da área do país para 8.510.417,771 km².

Segundo o IBGE, o aumento do território deve-se a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Que tal receber as notícias na hora pelo WhatsApp?

Leia mais:

Geodésia: ProGrid Online converte coordenadas antigas para SIRGAS2000

Jorge Kwasinski: “Geodésia é infraestrutura e retrata o Brasil como ele realmente é”

Novo app do IBGE permite que usuário personalize dados GNSS

O aprimoramento, complementa o IBGE, decorre da realidade física dos rios da região e está em conformidade com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério da Relações Exteriores.

Municípios

O IBGE também divulgou, hoje, mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

Segundo o instituto, as atualizações resultam da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.

O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Também houve alterações em Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três em cada), além de Tocantins e Goiás (dois em cada). Informações sobre as alterações podem ser conferidas no sitedo IBGE.

Veja também

Geo e Legislação

Para TST, GPS serve como prova em ação trabalhista de motorista de carreta

Por decisão unâmine, a 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou válidos os relatórios de controle de jornada obtidos por meio de rastreamento de satélite como forma de comprovar a efetiva jornada de trabalho de um motorista de carreta demitido em 2016. Os dados de GPS do caminhão

Geo e Legislação

RS agrega dados geoespaciais a Painel de Vacinação do Estado

O governo do Estado do Rio Grande do Sul inseriu uma base de dados georreferenciada no seu Painel de Vacinação contra a covid-19. A ferramenta, que pode ser acessada aqui, é resultado do esforço conjunto de três secretarias estaduais. Inserida no Geoportal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS), ela

Não perca as notícias de geoinformação