CAR: BNDES anuncia restrição de crédito para produtores com embargo ambiental

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou medida que proibirá produtores rurais com embargo ambiental de acessarem linhas de crédito da instituição, mesmo que o embargo seja relacionado a propriedades não diretamente vinculadas ao empréstimo.

A decisão, aprovada pela diretoria do BNDES e revelada na última sexta-feira (15), é mais uma iniciativa para restringir o financiamento a fazendeiros envolvidos em desmatamento ilegal. A norma se estende a operações de crédito realizadas por meio de aproximadamente 80 agentes credenciados, os quais já foram informados sobre a alteração.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Decreto cria Diretoria do Cadastro Ambiental Rural
Pará: municípios impulsionam análise do Cadastro Ambiental Rural
MPF: dado ambiental deve ser pedido ao registro de imóveis

A modalidade indireta automática, que compreende a operação mais comum entre os financiamentos concedidos pelo BNDES à agropecuária, representa quase 94% do total de R$ 18,2 bilhões destinados ao setor até setembro deste ano.

A partir de março de 2024, a mudança impede que fazendeiros com embargos ambientais emitidos pelo Ibama acessem crédito rural. Caso o empréstimo seja contratado antes da emissão do embargo, a liberação dos recursos será suspensa.

Como parte dos esforços para evitar o financiamento de atividades agrícolas relacionadas a crimes ambientais, o BNDES já havia firmado parceria com o MapBiomas para mapear áreas com desmatamento e impedir a contratação de propriedades nessas regiões. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca que a maioria dos produtores rurais respeita as normas ambientais, e o banco utiliza monitoramento inovador, incluindo verificação por satélites e a ferramenta MapBiomas, para garantir a conformidade.

Por BNDES

Veja também

Agro e Ambiental

Incra finaliza cadastro de todas as terras indígenas regularizadas no SNCR

As informações cadastrais de todas as Terras Indígenas (TIs) regularizadas no país foram atualizadas pelo Incra no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). São 446 áreas, representando mais de 100 milhões de hectares. Outras 11 TIs homologadas (em processo final de regularização) também foram cadastradas. É a primeira vez na

Geo e Legislação

INPE amplia laboratório de pesquisa em inteligência artificial

O Laboratório de Inteligência ARtificial para Aplicações AeroEspaciais e Ambientais (LIAREA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), está sendo ampliado para atender as atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de sensoriamento remoto, previsão de tempo e clima, astrofísica, geofísica espacial e engenharia aeroespacial.