CAR passa para Meio Ambiente e Incra para Desenvolvimento Agrário

CAR
imagem: Wirestock – Freepik

Entre as diversas mudanças na estrutura do Executivo constantes da Medida Provisória (MP) 1.154 assinada pelo presidente Lula no dia 1º de janeiro, consta o retorno do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pasta comandada pela ministra Marina Silva. O CAR passou para o Meio Ambiente na esteira da transferência do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), unidade ao qual está vinculado e que está agora subordinado a Marina Silva.

A gestão do registro público estava a cargo do agora denominado Ministério da Agricultura e Pecuária – o termo “abastecimento” não faz mais sentido, pois a mesma MP transferiu a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAAF). O MDAAF herdou também o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Leia também:

De acordo com o governo federal, o CAR “é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento”.

Fonte: Canal Rural

Veja também

Infra e Cidades

Curitiba lança robô Álvaro para tirar dúvidas sobre alvarás de obras

A Prefeitura de Curitiba apresentou um novo aliado digital para facilitar o acesso da população às informações sobre alvarás de obras: o robô Álvaro, um chatbot disponível na página da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). A ferramenta foi criada para responder, de forma imediata e online, às perguntas mais frequentes

Infra e Cidades

EPE divulga mapa do potencial para a captura e o armazenamento de carbono

A EPE – Empresa de Pesquisa Energética lançou semana passada o Caderno “Captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS) no Brasil”, um estudo completo com georreferenciamento sobre os potenciais brasileiros para o desenvolvimento das atividades de Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil, considerando diversos aspectos técnicos e econômicos. O