Casal vai mapear mobilidade em 40 cidades brasileiras

Imagem: divulgação

Durante 10 meses e a bordo de um furgão transformado em motorhome, a brasileira Ariane Marques e o alemão Tobias Hückeholfen vão percorrer os rincões do Brasil para mapear a mobilidade da população que vive fora dos grandes centros urbanos. Ao todo, serão mais de 40 cidades visitadas em 24 estados, numa viagem de quase 30 mil km, começando por São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os resultados do Observatório da Mobilidade serão disponibilizados ao público e permitirão que instituições públicas e privadas trabalhem em soluções para o País.

A pesquisa é um projeto da SAE Brasil, associação sem fins lucrativos com o propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Ariane, que é formada em química e entusiasta do setor automotivo, será a principal motorista, enquanto o fotógrafo Tobias, apaixonado pela cultura brasileira, fará o registro da viagem, que poderá ser acompanhada nas redes sociais de Ariane e Tobias: “A falta de informações sobre mobilidade nas regiões remotas nos provocou a criar o projeto. Quase 100 milhões de brasileiros vivem em pequenos municípios, sem transporte público, conectividade e com infraestrutura básica. A mobilidade é um importante driver para desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança”, afirma o casal.

Imagem: divulgação

Leia também:

Os dois levantarão dados para verificar como a mobilidade está estruturada nas cidades visitadas, analisando os principais modais de transportes utilizados, a integração entre eles, a existência de planos de mobilidade e incentivos a energias renováveis, além de questões como acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

No fim, o material será compilado em um e-Book e as observações direcionadas e discutidas tecnicamente pela SAE BRASIL, em grupos multisetoriais de profissionais com amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária, acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Fonte: SAE Brasil

Veja também

Geo e Legislação

Seja um Geocrata e receba nossas notícias em 1ª mão pelo WhatsApp

Você sabia que pode acompanhar as notícias do Geocracia, em primeira mão, pelo Whatsapp? É muito fácil. Basta clicar neste link e você passa automaticamente a integrar um grupo que só permite o recebimento das nossas notícias, sem qualquer outra interferência. Aproveite e fique por dentro de tudo o que

Não perca as notícias de geoinformação