Caxias do Sul apresenta plataforma aberta com geoinformação

A prefeitura apresentou semana passada o Observa Caxias, uma plataforma aberta que permite acessar dados e indicadores do município. A Secretaria da Saúde foi a primeira pasta a inserir as informações. Nos próximos meses, a iniciativa irá alcançar, gradativamente, outras instâncias da administração.

O lançamento foi realizado durante o 2º Seminário do Escritório de Dados do Município, no Teatro Pedro Parenti. A plataforma já pode ser acessada no site da prefeitura ou pelo endereço observa.caxias.rs.gov.br

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Feliz-RS geoprocessa e população garante direito a atualização cadastral
Mendoza, na Argentina, apresenta geoportal
GeoSampa traz resultado dos trabalhos selecionados pelo Participe+

Durante o encontro, que reuniu mais de 300 integrantes da administração e convidados, foram compartilhados avanços importantes em mais duas áreas. Um deles é a implantação da governança pública municipal, que será transformada em projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores até o final do ano. Outra ação é o mapeamento de processos do município, fundamental para estabelecer políticas públicas com eficiência, que já está em andamento em dois pilotos, nas áreas de urbanismo e habitação.

A vice-prefeita Paula Ioris salientou que o Observa Caxias é uma construção conjunta. “Uma plataforma concebida para o município. Independente do governo, ficará como um legado que perpassa o mandato.”

A coordenadora do Escritório de Dados, Suane Moschen, destacou que a ideia do projeto é dar visibilidade da administração pública para o cidadão. “Apresentamos dados de diferentes fontes que auxiliam na tomada de decisões e criação de políticas públicas. Sabemos que uma cidade não nasce inteligente, ela é construída a partir de diversos fatores, aos quais queremos que a população tenha conhecimento e possibilidade de acesso.”

A professora e coordenadora do CityLivingLab da UCS, Ana Fachinelli, que auxiliou na metodologia do projeto, enfatizou a honra e o desafio que foi participar da criação da plataforma. “No início tínhamos apenas planilhas em branco e o desafio de mobilizar as pessoas na construção dela. O objetivo da plataforma nada mais era do que fomentar uma cultura de dados para conhecimento do cidadão, elevando Caxias a outro patamar na região. Nosso papel foi aportar conhecimento, mas o trabalho foi feito pelos servidores. Fico sem palavras para dizer o valor que está sendo desenvolvido em Caxias do Sul.”

A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, destacou a importância de ser a pioneira na disponibilização das informações. “Trabalhar com indicadores é fundamental para que possamos entregar à população tudo aquilo que ela precisa”, afirmou. Estão abertos à população 75 indicadores da saúde de Caxias do Sul, em uma série histórica de 2015 a 2023, que abrange dados abertos de diversas plataformas e fontes (como IBGE, DataSus) e informações internas da própria secretaria.

O Seminário foi uma realização do gabinete da vice-prefeita Paula Ioris, em parceria com a Escola de Gestão Pública da Secretaria de Recursos Humanos e Logística e com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, por meio de acordo de cooperação com o grupo de pesquisa City Living Lab. A criação da plataforma é um exemplo de aplicação prática dos estudos desenvolvidos pelo City Living Lab, que pode ser viabilizada com participação da Diretoria de Informações Geoespaciais (Digeo) da Secretaria de Planejamento Municipal.

O que é o Escritório de Dados

Implantado pelo Decreto 21.772, de 21 de outubro de 2021, o Escritório de Dados estabelece normas para definir, acompanhar e avaliar indicadores de desempenho e metas físicas do programa de governo, o que permite tomadas de decisão com maior assertividade e eficiência na gestão pública e governança.

O que é o Observa Caxias?

Uma plataforma de dados que permite uma visualização acessível de informações sobre o município de Caxias do Sul. O objetivo é apresentar dados de diferentes fontes em mapas interativos e visualizações de fácil entendimento, auxiliando na tomada de decisões e criação de políticas públicas.

O que a plataforma abrange?

  • Acompanhamento dos Planos de Governo;
  • Metas Físicas dos Planos Plurianuais (PPA) e das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
  • Indicadores de desempenho da cidade por temas e por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Mapas temáticos de dados georreferenciados;

Por caxias.rs.gov.br

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação