CCIR 2022 pode ser consultado/emitido a partir de segunda-feira (18)

CCIR
CCIR é fundamental para inscrição do imóvel no SNCR – imagem: Arquivo Ministério do Meio Ambiente

Na próxima segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lança para consulta ou emissão o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referente ao exercício de 2022, documento obrigatório para proprietários, titulares do domínio útil ou ocupantes a qualquer título de imóveis rurais.

Além de exigido por bancos e agentes financeiros na concessão de crédito agrícola, o documento é pré-requisito para comprovar a inscrição do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e condição fundamental para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer propriedade rural.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Henrique Pereira, o certificado contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural. “É importante destacar que os dados são declaratórios e exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse da propriedade”.

Leia também:

O CCIR é válido por um ano contado a partir da data do pagamento da guia de validação que antecede a emissão do documento. No site do Incra é possível emitir o documento e consultar diversas informações sobre o certificado.

O procedimento também pode ser feito pelo site do SNCR, por telefone celular ou tablet no aplicativo SNCR-Mobile em sistemas Android ou IOS, pelo endereço da Declaração de Cadastro Rural (DCR), ou no Portal do Cadastro Rural, no menu “Serviços”.

As dúvidas referentes ao CCIR poderão ser esclarecidas junto às Superintendências Regionais, Unidades Avançadas, Salas da Cidadania do Incra e nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), que funcionam em cooperação com as prefeituras municipais.

Mas o Incra disponibilizou também um atendimento via WhatsApp. Basta salvar o telefone (61) 3411-7001 no celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece várias opções ao usuário, desde como emitir o CCIR e efetuar o pagamento da guia até como obter um novo certificado ou corrigir erros. As mensagens são criptografadas de ponta a ponta, eliminando o risco de dados pessoais caírem em mãos erradas.

Fonte: CNA e Incra

Veja também

Geo e Legislação

Cine Geocracia: 4 filmes e séries que exploram o tema da geoinformação

O mote da tecnologia versus o ser humano sempre deu bons enredos para filmes e séries. Quem não se lembra do célebre 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick? Ou, se voltarmos aos primórdios do cinema, esse drama já estava lá em Metropolis, de Fritz Lang, e até

Entrevistas e Artigos

O que é o “G” do IBGE?

No âmbito das comemorações do Dia do Geógrafo e Dia do Estatístico, comemorados ontem (29), em alusão à criação do IBGE, Geocracia entrevistou Nelson de Castro Senra, ex-superintendente do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE, ex-professor colaborador no Programa de Mestrado da Escola Nacional de Ciências

Não perca as notícias de geoinformação