Certidão de quitação estatística do IBGE agora é on-line

Imagem: Helena Pontes (IBGE) e Freepik

A partir de agora, as empresas que precisam emitir sua Certidão de Quitação de Informações Estatísticas podem fazer isso no Portal do IBGE e obter o documento on-line para donwload imediato, bastando preencher o CNPJ da empresa. Antes, o processo, que passa também estar disponível no Portal do Governo Federal, podia levar até 45 dias. A certidão atesta que a empresa não possui pendências com o IBGE em relação à prestação de informações estatísticas, tendo respondido aos questionários das pesquisas para as quais foi selecionada. Mesmo que não pertença à amostra de nenhuma pesquisa, a empresa também pode solicitar a certidão.

Pela Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística, e muitos órgãos exigem o certificado que atesta isso para que empresas possam, por exemplo, participar de licitações e concessões de financiamento.

“O certificado só é emitido se a empresa estiver em dia com suas obrigações junto ao IBGE. Se houver alguma pendência, o sistema orientará o solicitante a buscar atendimento na nossa Central de Atendimento“, explica o gerente do Cadastro Central de Empresas, Vinicius Mendonça Fonseca, revelando que, no ano passado, foram expedidas mais de 1.500 certidões: “Este ano, com o novo sistema, já foram mais de 250 certidões emitidas”.

Leia também:

A ferramenta também permite consultar a validade e autenticidade de certidões, evitando fraudes ou a apresentação de documentos vencidos.

Fonte: Agência de Notícias IBGE

Veja também

Geo e Legislação

Google Maps deixará usuário “desenhar” estradas para corrigir mapas

Recurso “drawing” dá aos usuários da ferramenta poder de edição para fazer ligeiras correções, permitindo traçar linhas sobre uma rota, dar um novo nome, excluí-la ou corrigir sua orientação para o cálculo de trajetórias. Alterações serão tratadas como sugestão e enviadas para análise pela plataforma, que, em até sete dias,

Não perca as notícias de geoinformação