Certidão de quitação estatística do IBGE agora é on-line

Imagem: Helena Pontes (IBGE) e Freepik

A partir de agora, as empresas que precisam emitir sua Certidão de Quitação de Informações Estatísticas podem fazer isso no Portal do IBGE e obter o documento on-line para donwload imediato, bastando preencher o CNPJ da empresa. Antes, o processo, que passa também estar disponível no Portal do Governo Federal, podia levar até 45 dias. A certidão atesta que a empresa não possui pendências com o IBGE em relação à prestação de informações estatísticas, tendo respondido aos questionários das pesquisas para as quais foi selecionada. Mesmo que não pertença à amostra de nenhuma pesquisa, a empresa também pode solicitar a certidão.

Pela Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística, e muitos órgãos exigem o certificado que atesta isso para que empresas possam, por exemplo, participar de licitações e concessões de financiamento.

“O certificado só é emitido se a empresa estiver em dia com suas obrigações junto ao IBGE. Se houver alguma pendência, o sistema orientará o solicitante a buscar atendimento na nossa Central de Atendimento“, explica o gerente do Cadastro Central de Empresas, Vinicius Mendonça Fonseca, revelando que, no ano passado, foram expedidas mais de 1.500 certidões: “Este ano, com o novo sistema, já foram mais de 250 certidões emitidas”.

Leia também:

A ferramenta também permite consultar a validade e autenticidade de certidões, evitando fraudes ou a apresentação de documentos vencidos.

Fonte: Agência de Notícias IBGE

Veja também

Geo e Legislação

Sete países latino-americanos criam oficialmente a agência espacial ALCE

Aproveitando a realização da VI Cimeira de Chefes Estado e Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), há duas semanas, na Cidade do México, foi criada oficialmente Agência Latino-americana e Caribenha do Espaço (ALCE). A agência espacial já havia sido anunciada no ano passado a partir de uma

Não perca as notícias de geoinformação