Ciclone derruba temperaturas com ventos de até 112 km/h

ciclone
Imagem do satélite Goes-16 de 12h20 do dia 10 de agosto mostra ciclone no litoral catarinense (CPTEC/Inpe)

A imagem desta semana, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) é do ciclone extratropical que se formou na terça-feira no litoral de Santa Catarina em função de uma frente fria. Além de derrubar as temperaturas no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, o fenômeno trouxe chuva e fortes ventos de mais de 100 km/h, que provocaram estragos em diversas localidades, sobretudo em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia também:

Em Urupema, na serra catarinense, as rajadas chegaram a 112 km/h. Mesmo na Grande São Paulo, foram registrados ventos de 74 km/h. Em Copacabana, no Rio de Janeiro, a ventania foi de 96 km/h.

A imagem do alto da página, do satélite Goes-16, foi tirada às 12h20m de quarta-feira (10) e mostra o ciclone em alto mar, em frente ao litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A escala de cores exibe as temperaturas do ar a grandes altitudes, superiores a 10.000 metros, entre -10 ºC (vermelho) e -90 ºC (azul claro). Chamam a atenção algumas áreas no interior do ciclone em verde, o que corresponderia a temperaturas entre -60 ºC e -70 ºC.

Fonte Climatempo

Veja também

Agro e Ambiental

Mapeamento Mapbiomas: Brasil estoca no solo 70 anos das emissões CO2

Um levantamento inédito do MapBiomas reforça a necessidade de preservar a cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros, especialmente na Mata Atlântica e no Pampa. Do total de 37 bilhões de toneladas (gigatoneladas – Gt) de carbono orgânico do solo (COS) existentes no Brasil em 2021, quase dois terços (63%)

Geo e Legislação

China lança primeiro atlas de sensoriamento remoto de luz noturna urbana

O Centro Internacional de Pesquisa de Big Data para Metas de Desenvolvimento Sustentável chinês (CBAS, em Inglês) lançou o primeiro atlas de sensoriamento remoto do mundo de luz noturna urbana, fornecendo suporte para a pesquisa sobre o desenvolvimento sustentável urbano. O atlas contém dados de luz noturna com resolução de

Não perca as notícias de geoinformação