Cine Geocracia: mais 4 obras sobre os desafios da geoinformação

Imagem: divulgação

Os amantes da Geografia e os interessados em explorar os dramas desse mundo totalmente geolocalizado em que vivemos seguem tendo boas opções de filmes, documentários e séries que abordam o tema da geoinformação. Separamos mais quatro indicações.

A Magia dos Andes

Série documental disponível no Netflix, a obra (foto acima) realizada em 2019 e 2020 explora em 12 episódios os quase 8 mil km da Cordilheira dos Andes, desde a Terra do Fogo até as bordas do Caribe, atravessando sete países. Usando drones e câmeras de altíssima definição, a série revela imagens de tirar o fôlego de alguns dos lugares mais espetaculares do planeta, além de apresentar seus habitantes e sua cultura por meio de personagens locais.

Imagem: divulgação

A Era dos Dados

Outro documentário, também no Netflix, revela até que ponto nosso mundo está conectado. Em cada um dos seis episódios, Latif Nasser, PhD em História da Ciência por Harvard e diretor de pesquisa do programa Radiolab, da New York Public Radio, aborda um tema científico e tecnológico, mostrando como as coisas funcionam e suas interconexões. De maneira divertida, o cientista fala desde a privacidade de dados até o impacto dos dejetos humanos no meio ambiente, passando pela computação em nuvem e as questões climáticas.

Imagem: divulgação

O Círculo

Baseado em um livro do roteirista Dave Eggers e disponível no YouTube (pago), esse filme de 2017 conta a história de uma jovem recém-contratada (Emma Watson) pelo Círculo, uma gigante das redes sociais que ameaça alcançar uma posição monopolista, afetando a privacidade e a liberdade de todos. Um fundador fortemente carismático (Tom Hanks) e seu estímulo para que funcionários passem boa parte de suas vidas em um ambiente de trabalho que lembra mais uma creche tornam perturbadora a semelhança do Círculo com algumas megacorporações de tecnologia do mundo real. Embora o filme escorregue na construção da personagem principal, vale a pena conferir esse enredo altamente provável nos dias de hoje.

Imagem: divulgação

Minority Report

O filme de Steven Spielberg já tem quase 20 anos, mas seu enredo fica assustadoramente mais real a cada dia. A história se passa na futura Washington de 2054, quando o governo, sob o pretexto de proteger a sociedade, desenvolve e usa um programa capaz de prever se uma pessoa cometerá um crime. No mundo de hoje, em que a privacidade dos cidadão se vê ameaçada por ferramentas de monitoramento e controle, o duelo entre segurança e livre arbítrio levantado pela obra não poderia ser mais atual. Pode ser visto em várias plataformas de streaming.

Veja também

Geo e Legislação

Montadoras podem gerar boom no mercado de satélites. Saiba por quê

Dados precisos, confiáveis e transmitidos a um fluxo constante. Esses são os fatores cruciais para que os veículos autônomos passem de uma curiosidade futurística, embora funcional, a uma opção real para os consumidores. As montadoras de veículos estão de olho nesse mercado, que pode impulsionar o setor, mas a gestão

Não perca as notícias de geoinformação