Comemorando 130 anos, Paulista tem mapa 3D e tour vitual no GeoSampa

Mapa da Avenida Paulista de 1930: Portal GeoSampa (reprodução)

A Avenida Paulista, um dos marcos turísticos e históricos da maior cidade do Hemisfério Sul, está fazendo 130 anos. Fundada em dezembro de 1891 com base no projeto do engenheiro agrônomo Joaquim Eugênio da Lima, ela foi uma das primeiras vias planejadas de São Paulo. Poucos anos depois, a nata da sociedade paulistana já se mudava para o local, definindo com seus palacetes um estilo que revolucionou a cidade e estabeleceu padrões arquitetônicos.

Hoje, seus quase 3 km de extensão estão repletos de atrações, como museus, teatros, bibliotecas, casarões remanescentes dos primeiros anos, edifícios-símbolo da pujança econômica da região mais rica do país e até um parque com um pedaço preservado da mata Atlântica original – o Trianon, bem em frente ao MASP.

E é possível conhecer essa importante via em passeios virtuais no Portal GeoSampa, a plataforma on-line de dados georreferenciados da Prefeitura de São Paulo.

Leia também:

O portal oferece algumas camadas de visualização, com mapas de 1930, 1954, 1988 e duas ortofotos em 3D, de 2004 e de 2017. Tudo isso está disponível no portal que dá acesso à base oficial de dados do município de São Paulo, com informações sobre equipamentos públicos em mais de 350 camadas. Para percorrer e conhecer o que a Paulista tem a oferecer, sem sair de casa, visite o GeoSampa.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Veja também

Geo e Legislação

Rastreamento por GPS salva vítima de acidente no Paraná

O rastreamento por GPS salvou um homem acidentado próximo ao distrito de Warta, no norte do Paraná, semana passada. A vítima, que não teve seu nome revelado, havia saído de casa para comprar um remédio, acabou saindo da pista e capotou sua pickup num barranco, em um local não visível

Geo e Legislação

Governo libera R$ 76 milhões para preparação do Censo em 2022

O Ministério da Economia acaba de liberar R$ 76,1 milhões para, até o fim deste ano, custear a permanência dos analistas censitários temporários que estão trabalhando no IBGE em operações preparatórias para o Censo Demográfico, que será realizado em 2022, após dois adiamentos. O valor, no entanto, pode não ser

Não perca as notícias de geoinformação