A NASA prevê para o próximo dia 23 o lançamento da primeira missão de defesa planetária da história. O alvo é uma dupla de asteróides que não ameaça a Terra, mas servirá de teste para saber se a tecnologia aeroespacial disponível no nosso planeta é capaz de desviar a trajetória de um corpo sideral que venha em direção à Terra.
Em setembro de 2022, o DART – Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento de Asteróide Duplo) vai se chocar intencionalmente contra o asteróide Dimorphos, que orbita o seu irmão maior Didymos. A NASA usará telescópios baseados na Terra para medir os efeitos do impacto cinético.
Leia também:
- Sucesso espacial privado faz NASA mirar voos mais altos
- Brasil é 12º país a aderir ao Artemis, que estabelecerá base permanente na Lua
- Corrida espacial privada gera negócios e novas tecnologias na Terra
“O DART será a primeira demonstração da técnica de impacto cinético em que uma espaçonave colide deliberadamente em alta velocidade com um asteróide conhecido para alterar seu movimento no espaço”, diz Lindley Johnson, Oficial de Defesa Planetária da NASA, explicando que o teste servirá para refinar os modelos de computador desse impacto cinético, dando uma ideia de como poderíamos, no futuro, desviar objetos potencialmente perigosos próximos da Terra.
Os engenheiros, agora, estão acoplando a espaçonave ao adaptador que se acumula no topo do foguete Falcon 9, da empresa privada SpaceX. Caso o clima não permita o lançamento no dia 23, ele será reagendado para o dia seguinte.
Fonte: NASA