Artur Gil: Copernicus Masters Challenge – por ideias disruptivas com dados de observação da Terra

Na passada segunda-feira 19 de Abril de 2021, arrancou oficialmente a edição de 2021 do prestigiado concurso global “Copernicus Masters Challenge” (https://copernicus-masters.com/). A primeira fase de candidaturas decorre até 19 de Julho de 2021.

Esta competição de inovação global tem como principal objetivo promover avanços significativos na utilização de dados de observação da Terra e desenvolvimento de aplicações e produtos que possam ter grande aplicabilidade prática e impacto em toda a sociedade civil, nomeadamente por parte de instituições não académicas, com destaque para o sector privado, mas também na Administração Pública, nas Organizações Não Governamentais e para o público em geral.

O “Copernicus Masters Challenge” premeia equipas com membros inovadores e empreendedores de todo o mundo que promovem novas soluções e conceitos que potenciam e evidenciam os benefícios decorrentes do Programa Europeu “Copernicus” de observação da Terra (https://www.copernicus.eu/pt-pt) para a nossa vida cotidiana.

Em 2021, serão distribuídos prémios no valor total de 835 mil euros (cerca de 5,5 milhões de reais), mais 325 mil euros (cerca de 2,1 milhões de reais) em dados de observação da Terra, pelos vencedores. A competição conta com a colaboração de 85 parceiros globais e está dividida em 10 desafios independentes entre si e com diferentes objetivos estratégicos e temáticos, cada um deles promovido por um parceiro diferente (https://copernicus-masters.com/challenges/).

A “Portugal Space” (Agência Espacial Portuguesa) promove e organiza um destes 10 desafios, intitulado “Portugal Space Atlantic Challenge”, com grande foco temático e aplicacional no Atlântico (https://copernicus-masters.com/challenges/portugal-space-challenge/).

Outro dos grandes objetivos desta competição é fomentar a criação de negócios inovadores associados ao uso e valorização de dados e serviços Copernicus, promovendo o apoio à criação e incubação de novas empresas por parte dos vencedores desta competição.

O projecto intitulado “Reef Support – Simplifying Marine Businesses” (https://copernicus-masters.com/winner/reef-support-simplifying-marine-businesses/) foi o grande vencedor absoluto da edição de 2020.

Conheça todos os projetos vencedores desde a criação do “Copernicus Masters Challenge”, nas suas mais variadas categorias e prémios, em https://copernicus-masters.com/hall-of-fame/.

Candidate a sua ideia inovadora e projeto até 19 de Julho de 2021 em https://copernicus-masters.com/apply/ e torne-se um dos próximos grandes protagonistas do sector geoespacial global!

Por Artur Gil – Investigador em Ciências e Tecnologias Geoespaciais no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)

Post Author: ugeda