Cresce uso de georreferenciamento no setor elétrico

Imagem: G. Sharath – Pexels

Reportagem do Canal Energia dá conta da crescente procura por aplicações tecnológicas de sensoriamento remoto usando dados de satélites e nano satélites por empresas do setor elétrico. Objetivo é reduzir custos, planejar melhor operações de geração e distribuição de energia elétrica e realizar o monitoramento ambiental de usinas hidreléticas, medindo o nível hídrico e a qualidade da água de reservatórios e controlando a vegetação para evitar danos a redes e linhas de distribuição.

Leia a matéria aqui.

Veja também

Geo e Legislação

IBGE lança o novo Portal do Banco de Nomes Geográficos do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na semana passada o novo Portal do Banco de Nomes Geográficos do Brasil – Portal BNGB, que reúne, atualmente, os nomes geográficos das categorias hidrografia, relevo, limites e localidades contidos, principalmente, nas bases cartográficas vetoriais contínuas produzidas pelo IBGE, em diferentes

Agro e Ambiental

MPF lança nova versão da Plataforma de Territórios Tradicionais

Dar visibilidade aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Brasil. Esta é a finalidade fundamental da Plataforma de Territórios Tradicionais, lançada na semana passada, em nova versão, com uma série de aprimoramentos tecnológicos. As mudanças visam a tornar a ferramenta mais eficiente e segura no diagnóstico das necessidades dos PCTs.

Não perca as notícias de geoinformação