Curitiba lança nova versão do seu geoportal

Curitiba
Plataforma GeoCuritiba – Base cartográfica (reprodução).

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) acaba de lançar uma nova versão do portal GeoCuritiba, a plataforma de mapas que permite a gestão territorial da capital do Paraná e reúne aplicativos, painéis, mapas com funções customizadas e dados geográficos sobre a cidade. Segundo a Prefeitura, o portal utiliza a mesma tecnologia utilizada pela NASA e as Forças Armadas dos Estados Unidos e, devido à complexidade de informações envolvidas e ao processamento necessário, levou dois anos para ser finalizado.

Entre as ferramentas disponibilizadas no GeoCuritiba, está o Mapa Cadastral, que informa a relação do imóvel com os seus dados cadastrais. Já a Base Cartográfica, construída conforme a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e informações mais precisas que as fornecidas pelo Google Maps, permite realizar a interpretação geométrica, função importante para a elaboração de projetos e estudos.

Leia também:

No portal, o cidadão tem acesso ao mapeamento completo do município, desde a modelagem e elevações dos terrenos, com informações geradas por levantamento a laser de precisão, até dados de todas as edificações da cidade e modelo 3D realístico. O GeoCuritiba possibilita ainda cruzar informações internas de algumas das secretarias e autarquias da Prefeitura possibilitando que o usuário tenha acesso a dados oficiais, como alvará e registro de imóveis. A consulta aos lotes confrontantes é uma das informações fornecidas, com o processo totalmente eletrônico.

Oscar Ricardo Schmeiske, chefe da equipe de geoprocessamento e pesquisa do Ippuc, diz que o lançamento é um marco na história da gestão territorial de Curitiba, pois o tema vem evoluindo desde anos 1990, quando as bases de dados ainda eram atualizadas nos programas por CDs. “Estamos na terceira geração do geoprocessamento. Hoje, temos disponíveis ferramentas mais avançadas, que permitem oferecer informações minuciosas com agilidade. A mesma tecnologia utilizada pela Nasa foi customizada para atender as nossas necessidades’’, afirma.

Portal permite acompanhar de acidentes de trânsito de Curitiba

Outra novidade do GeoCuritiba é o aplicativo Curitiba 3D, para visualização de modelo fotorrealístico a partir de imagens aéreas. Para isso foram utilizadas imagens aéreas verticais, oblíquas e levantamentos a laser. “A tecnologia se faz cada vez mais presente na vida urbana de Curitiba, com a inovação marcando o DNA da cidade e o desenvolvimento pensado para o bem de todas as pessoas”, avalia o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

O geoportal oferece ainda mapas que identificam a localização dos acidentes de trânsito, categorizados por rodovia ou rua, tipo de acidente e até a causa. A Galeria de Mapas disponibiliza também as divisões por arruamento, planejamento urbano, turístico, político administrativo, hidrografia e relevo, áreas verdes, infraestrutura e transporte, áreas de ocupação irregular, mapas eleitorais e equipamentos urbanos separados por tema.

Para garantir a privacidade de dados do cidadão, as informações são organizadas em três níveis de proteção: consulta pública, versão para edição com alguma restrição a partir de dados específicos e versão exclusiva ao grupo técnico da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação