Defesa nomeia membros de Conselho de Geoinformação

Defesa
Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Portaria nº 3.278 do Ministério da Defesa (MD), de 9 de junho de 2022 e publicada nesta segunda-feira (13) nomeia 11 militares titulares e 10 suplentes para integrar o Comitê Executivo do Conselho de Geoinformação de Defesa (ConGEODEF). O grupo funcionará no âmbito do Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGEODEF), que é dotado de uma Infraestrutura de Dados Espaciais de Defesa (IDE-Defesa) e busca garantir a padronização da geoinformação produzida por diferentes instituições, assegurando coerência, continuidade e interoperabilidade, além de definir e promover a utilização de normas e padrões dos dados geoespaciais de interesse militar.

Comandados pelo capitão de Mar e Guerra engenheiro cartógrafo Orlando de Carvalho Júnior, gerente da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA) do MD, o ConGEODEF terá quatro representantes do próprio Ministério, dois da Marinha, dois do Exército, dois da Aeronáutica e um do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A coordenação de Geoinformação ficará a cargo da coronel do Exército engenheira cartógrafa Linda Soraya Issmael.

Leia também:

Em dezembro, durante o Workshop anual Geoinformação de Defesa, que serviu para auxiliar o projeto do SisGEODEF, o vice-chefe de Logística e Mobilização (VCHELOG), general de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira, falou da importância da contribuição da Geoinformação e da Geotecnologia na IDE. “No mundo moderno, a obtenção oportuna e rápida da geoinformação torna-se, cada vez mais, uma necessidade premente da consciência situacional. Desta forma, a ciência e a tecnologia foram impelidas a desenvolver novas ferramentas com as demandas de entendimento e de contextualização da dinâmica geoespacial de controle de áreas geográficas de interesse, amparando os mais variados campos do conhecimento”.

Com Defesanet

Veja também

Geo e Legislação

Falha expõe dados confidenciais de clientes públicos e privados do ArcGIS

Reportagem exclusiva publicada nesta terça-feira (19) pela revista digital The Hack, que aborda temas ligados a hacking, segurança da informação e tecnologia, revela uma falha grave descoberta por três geógrafos e que pode expôr dados dos clientes do ArcGIS, mais utilizado ecossistema de software, servidor e sistema on-line de gerenciamento

Não perca as notícias de geoinformação