Dynamic World: mapeamento online com resolução de 10m

Mapeamento
mapeamento
Mapeamento de solo da região da Barragem de Pirapora, no rio Tietê, em Pirapora do Bom Jesus, noroeste da Grande São Paulo (reprodução).

A imagem desta semana vem de um estudo publicado nesta quinta-feira (09) na Revista Nature e mostra os resultados de uma nova abordagem de mapeamento do uso do solo com imagens de satélite capazes de retratar o terreno com uma resolução de 10 metros e acompanhamento dinâmico quase em tempo real.

Conduzido por pesquisadores do Google, da National Geographic Society, do World Resources Institute e do Departamento de Terra & Meio Ambiente da Universidade de Boston (EUA), o trabalho apresenta uma modelagem de aprendizado profundo para imagens novas e históricas do satélite Sentinel 2 usando computação em nuvem no Earth Engine e Google Cloud AI Platform, o que possibilita lidar com enormes quantidades de dados de satélites e processamento.

Leia também:

Batizado de Dynamic World (Mundo Dinâmico), a ferramenta tem uma interface pública que pode ser testada (na imagem do topo da página, apontamos para o noroeste da Grande São Paulo) e funciona em atualização contínua, avaliando cerca de 12 mil cenas por dia e gerando uma nova imagem a cada 14,4s. Isso permite aos usuários aproveitar as probabilidades de classe e resultados multitemporais para criar um mapeamento personalizado mais adequado às suas necessidades específicas.

De acordo com os autores, o Dynamic World permite que os usuários restrinjam os intervalos de dados observados e aproveitem a natureza contínua das saídas para caracterizar as condições da terra conforme necessário para seus interesses e tarefas específicas. 

Fonte: Nature

Veja também

Agro e Ambiental

Lançado o novo Sistema de Mercado de Terras pelo Incra

Na última sexta-feira (10) aconteceu o lançamento do Sistema de Mercado de Terras (Simet) e do Atlas do Mercado de Terras, na sede do Incra no Maranhão, em São Luís. Trata-se de serviços fornecidos pelo instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo

Não perca as notícias de geoinformação