Edmilson Volpi: Expedições espanholas no Mar do Sul, a conquista do Pacífico

Imagem: mapa do Pacífico, por Abraham Ortelius, em 1589 (National Library of Australia)

Quando, em 1513, o estremenho Vasco Núñez de Balboa atravessou o istmo do Panamá e se tornou o primeiro europeu a contemplar a imensidão do Oceano Pacífico, estava abrindo uma nova dimensão para a tarefa exploratória espanhola no século XVI.

A busca pela mítica ‘Terra Austral’, o imenso continente antártico que se acreditava existir espalhado por todo o hemisfério sul, foi, junto com relatos dos incas ouvidos a partir de 1530 e que falavam das ricas ilhas ocidentais, um dos atrativos que levaram os exploradores a se aventurarem no Pacifico Sul. Sem falar nas crenças de que lá se encontraria desde lendária terra das amazonas até as ilhas de Ofir, onde se acreditava estarem as famosas minas do Rei Salomão.

Leia também:

Mas foi só em 1567 que, comandada pelo capitão galego Álvaro de Mendaña, a Espanha lançou a primeira expedição marítima em busca desses míticos territórios. A partir do porto de Callao, em Lima, os espanhóis deram início a uma série de viagens que desvendaram aos europeus terras como as Filipinas, as ilhas Marquesas, no meio do Pacífico e próximas à linha do Equador, e as Ilhas Salomão – a leste de Papua-Nova Guiné e quase chegando na Austrália –, que ganharam esse nome porque os navegadores acreditavam terem descoberto o reino de Ofir.

Fonte: National Geographic com tradução em Curiosidades Cartográficas.

Edmilson M. Volpi é engenheiro Cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Geo e Legislação

As missões espaciais de 2022

Europeus vão explorar Júpiter, russos voltam à Lua e NASA começa missão para criar base lunar permanente.

Geo e Legislação

Cine Geocracia: 4 filmes e séries que exploram o tema da geoinformação

O mote da tecnologia versus o ser humano sempre deu bons enredos para filmes e séries. Quem não se lembra do célebre 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick? Ou, se voltarmos aos primórdios do cinema, esse drama já estava lá em Metropolis, de Fritz Lang, e até

Não perca as notícias de geoinformação