Aqui está um resultado curioso da delimitação fronteiriça entre a Croácia e a Sérvia, dois países separados pelo rio Danúbio. A Sérvia acredita que a fronteira deve seguir o caminho do rio, mas a Croácia defende que a divisão deve se basear nos limites cadastrais dos anos passados, que seguiram a bacia do Danúbio em 1800, antes que a engenharia hidráulica mudasse o curso do rio.
Para a AtlasObscura, curiosamente, isso deixa cerca de 6,5 quilômetros quadrados do atual território croata, na margem oeste do Danúbio, como “terra nullius” ou “terra de ninguém”. A Croácia acha que essas terras pertencem realmente à Sérvia, mas os próprios sérvios não as reivindicam, o que fez com que alguém as tomasse e as proclamasse “Liberland”.
No caso de ser declarada terra nullius, o território pertence à primeira entidade a reivindicá-lo, no caso, Liberland. Contudo, devido à história complicada da região entre esses dois países, pode ser difícil determinar a quem pertence a terra ao abrigo do direito internacional.
Acesse a publicação integral aqui.
Edmilson M. Volpi é Engenheiro Cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook e Instagram