Data de 1570 a primeira compilação de mapas em um Atlas, conforme a concepção moderna que se dá a esse tipo de trabalho, caracterizado por uma coleção sistemática de mapas de tamanho e estilo uniformes.
Seu nome, Theatrum Orbis Terrarum, significava literalmente “Teatro do Mundo”, e seu autor foi célebre cartógrafo do século 16 Abraham Ortelius. Nascido em Antuérpia, na Bélgica, ele é conhecido por ser um dos pais da cartografia flamenga, junto com Gerardus Mercator.
Até o surgimento do Theatrum Orbis Terrarum, portugueses e espanhóis, os principais navegadores da época, guiavam-se por cartas desenhadas individualmente em pergaminhos decorados com bordas ornamentadas, além de escudos e brasões elaborados.
Eram, no entanto, de difícil manuseio e pouco práticos, pois precisavam ser desenrolados e enrolados a cada utilização.
Os portugueses chegaram a reunir mapas manuscritos costurados em volumes, mas tecnicamente não chegava a ser um atlas, já que nele não havia texto ou o texto não estava integrado à imagem, como seria de esperar de um atlas.
Leria também:
- Edmilson Volpi: Os mapas do Atlântico antes da conquista da América
- Edmilson Volpi: O surpreendente resultado da digitalização de um mapa de 430 anos
- Edmilson Volpi: Expedições espanholas no Mar do Sul, a conquista do Pacífico
A obra de Ortelius era, na verdade, um compêndio de 70 mapas feitos por outros cartógrafos, com todos os mapas no mesmo estilo e placas de cobre do mesmo tamanho (aproximadamente 35 x 50 cm) para sua realização.
Além disso, estavam ordenados logicamente por continentes, regiões e estados, e eram acompanhados de comentários descritivos e referências no verso oriundas de fontes clássicas, descobertas recentes e ajuda de outros cartógrafos.
Ortelius começou a trabalhar em uma coleção de mapas coloridos à mão e em xilogravura . No verso de cada mapa ele adicionava uma descrição de cada uma das regiões e países, bem como informações sobre seu clima, gastronomia, costumes, etc.
Leia a publicação original aqui e a tradução aqui.
Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook e Instagram