Edmilson Volpi: Os mapas do Atlântico antes da conquista da América

Mapa múndi de Lambert de Saint-Omer (domínio público)

Antes dos séculos XV e XVI, quando os europeus se lançaram para oeste em autênticas cascas de nozes pelo oceano, o Atlântico era um completo mistério. E era também o limite do mundo conhecido por eles, suscitando uma variedade enorme de suposições, lendas e crendices.

Nesta reportagem do site Geografia Infinita, é possível ver vários dos mapas feitos antes dos descobrimentos por portugueses e espanhóis. O mais antigo é o mapa de Lambert de Saint-Omer, da coletânea Liber Floridus (imagem acima), datado do século XII, embora historiadores acreditem que Lambert tenha copiado o mapa de Martianus Capella, que viveu cinco séculos antes.

Leia também:

A percepção do que deveria ser o Atlântico para um cartógrafo da Idade Média só é comparável à que temos hoje em relação ao espaço profundo – um lugar vasto e misterioso de onde se trouxe pouquíssima informação.

Confira a relação de mapas na matéria original da Geografia Infinita ou na tradução do Curiosidades Cartográficas.

* Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Infra e Cidades

Em Carta Aberta, Anatel pede que cidades reduzam barreiras legais a antenas 5G

Para incentivar prefeituras e câmaras municipais a atualizarem suas legislações locais e, assim, reduzirem barreiras à conectividade de seus municípios e populações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, esta semana, em seu site de orientações e informações sobre antenas nos municípios a Carta Aberta às Autoridades Municipais Brasileiras. Nela,

Geo e Legislação

Crise no IBGE: Acesse o Resumo semanal (2/2 – 9/2)

A crise na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expõe disputas internas, embates institucionais e questionamentos sobre a governança do órgão. Conflitos entre a gestão e os servidores, decisões controversas e preocupações com a autonomia e a credibilidade das informações produzidas ampliam as tensões, resultando em exonerações, investigações