ES: Mapeamento identifica 308 áreas de risco em Serra com apoio de dados geoespaciais

Por Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

O Laboratório de Geomorfologia e Gestão de Redução de Risco de Desastres (LabGR2D), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), está liderando o mapeamento de áreas de risco no município da Serra como parte do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Coordenado pelo professor Celso Goulart, o projeto mapeou 58 bairros, identificando 308 setores de risco classificados como médio, alto e muito alto. Com suporte de tecnologias como drones para aerofotogrametria e ortofotomosaicos, a iniciativa visa subsidiar ações de mitigação e fortalecer a segurança em áreas vulneráveis.

Os bairros Central Carapina e José de Anchieta foram apontados como os mais sensíveis devido ao alto número de setores de risco, densidade populacional e vulnerabilidade social. O levantamento revelou problemas como movimentos de massa, enchentes e erosões, associados principalmente a ocupações residenciais em encostas e áreas de vales. Comunidades locais participaram do processo por meio de oficinas, contribuindo para a identificação de áreas críticas e promovendo uma integração com os trabalhos técnicos.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias e o Ministério das Cidades, está na etapa de elaboração de propostas de intervenção. Essas ações serão discutidas com as comunidades e a gestão pública antes da conclusão do plano. Com uma equipe composta por professores, pesquisadores e estudantes, a iniciativa destaca o papel da geoinformação como suporte técnico para a gestão de riscos e para o planejamento urbano em áreas de alta densidade populacional.

Veja também

Geo e Legislação

Mapeamento geoespacial de Aracaju já começou

O Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais da Prefeitura de Aracaju (SE) já está em campo. O Landrunner (foto), veículo equipado com uma super câmera com alcance de 360º e outras seis acopladas a ela, está há duas semanas fazendo o georreferenciamento da cidade, percorrendo ruas e avenidas e disparando

Geo e Legislação

Seja um Geocrata e receba nossas notícias em 1ª mão pelo WhatsApp

Você sabia que pode acompanhar as notícias do Geocracia, em primeira mão, pelo Whatsapp? É muito fácil. Basta clicar neste link e você passa automaticamente a integrar um grupo que só permite o recebimento das nossas notícias, sem qualquer outra interferência. Aproveite e fique por dentro de tudo o que