Estados Bálticos e suas curtas fronteiras

Estados bálticos
Os três estados bálticos compartilham mais que a vizinhança (imagem: Wikimedia Commons)

Edmilson Volpi*

De tão próximos e com histórias, etnias e geografias comuns, temos a tendência a agrupar esses três países vizinhos do litoral norte da Europa, e é até difícil pronunciá-los separadamente. Conhecidos por Estados Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, tornaram-se independentes quase ao mesmo tempo, em 1918, na esteira da queda do Império russo e da revolução bolchevique. Os três países, porém, possuem inúmeras diferenças entre si, como mostra reportagem do site Geografia Infinita.

Em termos linguísticos, étnicos e culturais, por exemplo, só os dois países mais ao sul, Letônia e Lituânia, podem ser considerados bálticos, já que a Estônia possui fortes laços com sua vizinha Finlândia, ao norte. Além de compartilharem a rara língua finlandesa, a história dos dois países se confunde, com o mesmo povo formando as duas nações. Por tudo isso, os próprios estonianos tendem a se considerar um estado nórdico.

Sua fronteira oriental é uma das mais antigas da Europa e remonta ao século 13. Mas, ao sul, a fronteira foi definida em 1918 por critérios étnicos, separando a Estônia da Letônia.

Leia também:

Apesar de grande afinidade com a história da Estônia (chegaram a compartilhar grande parte do território), em termos linguísticos, os letões têm muito em comum com os lituanos, ao sul. Os dois países, inclusive, são os únicos que ainda falam uma língua sobrevivente dos bálticos, grupo de tribos indo-europeias que, há 5 mil anos, se estabeleceu entre o baixo Vístula e o alto Daugava e Dnieper.

Já a Lituânia compõe a grande Comunidade Polaco-Lituana, com séculos de forte influência na Bielorrússia e na Ucrânia, e está intimamente relacionada com a Polônia. Tanto que, dos três estados bálticos, é o único católico – os outros dois são protestantes. Outra particularidade é que, enquanto Talín, capital da Estônia, e Roga, capital da Letônia, são cidades litorâneas, Vilnius, a capital lituana, encontra-se do lado oposto ao Mar Báltico, praticamente na fronteira com a Bielorússia.

Territorialmente, a Lituânia é o mais estável dos três estados bálticos, com suas cinco regiões históricas (Samogícia, Aukštaitija, Dzūkija, Suvalkija e Lituânia Menor) ocupando o mesmo espaço desde os primeiros povoamentos de tribos bálticas na região. A resistência do país à dominação estrangeira manteve suas fronteiras imutáveis por mais de um milênio. 

Leia aqui o artigo original. E aqui a tradução no Curiosidades Cartográficas.

*Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Agro e Ambiental

UNESP usa IA para mapear riscos de deslizamento em São Sebastião

Após as chuvas históricas de fevereiro de 2024, que acumularam mais de 600 mm em 24 horas e provocaram deslizamentos com 65 mortes no litoral norte de São Paulo, São Sebastião tornou-se o foco de iniciativas para prevenção de desastres. Um ano depois da tragédia, moradores ainda vivem sob o

Geo e Legislação

Polícia Federal divulga Plano de Dados Abertos

A Polícia Federal acaba de publicar seu Plano de Dados Abertos-PDA 2021-23, iniciando a abertura de suas bases de dados. A iniciativa é parte do esforço de transparência pública para franquear aos cidadãos, de forma aberta, o acesso aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal. Ela atende a