Falta do Censo atrapalha distribuição de vacinas

Hoje (18/01), um C-130 Hércules da #FAB, vindo de Guarulhos/SP, pousou em Brasília/DF e descarregou vacinas para combate à #COVID19. A aeronave decolou às 15h49 para Manaus/AM transportando o imunizante. A missão continua.
Imagem: Agência Brasil – Marcello Casal Jr.

A ausência de estimativas populacionais mais precisas está provocando divergências nas quantidades de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas aos municípios brasileiros. Como o critério de distribuição das doses mudou – antes, era por grupo prioritário e, agora, por faixa etária –, os cálculos, que se baseiam na contagem da população do último Censo, estão defasados, já que a pesquisa deveria ter acontecido ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia: “O Ministério da Saúde envia doses com base na população, mas estamos há 12 anos sem Censo, e os cálculos divulgados em 2010 estão sendo utilizados como base”, afirma ao Jornal Opção a diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Verônica Savatin.

leia a reportagem aqui.

Veja também

Geo e Legislação

Brasil reduz imposto para banda larga via satélite

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória 1018/2020, que reduz o imposto sobre o serviço de banda larga via satélite provido por antenas de pequeno porte, as chamadas VSAT. As novas regras igualam os encargos de Internet aos de serviço móvel, além de reduzir taxas do setor de telecomunicações.

Não perca as notícias de geoinformação