Fortaleza apresenta novas geotecnologias para mapear dados urbanos

A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), conduziu, semana passada, no Paço Municipal, a 16ª edição do Fórum Adolfo Herbster, dedicado ao tema “Tecnologia, Informação e Cidade” em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo.

Durante o evento, foram anunciadas três inovações em geoinformação que serão implementadas na cidade nos próximos meses. A principal, denominada Pax, é uma ferramenta que consolidará todos os loteamentos e logradouros de Fortaleza em um único sistema, visando aprimorar a eficiência e agilidade nos processos. A tecnologia, apresentada pela titular da Seuma, Luciana Lobo, promete centralizar informações anteriormente dispersas, simplificando procedimentos que antes demandavam consulta em cartórios.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Ceará aposta em dados georreferenciados contra criminalidade
Perto do fim, questão territorial Piauí-Ceará incendeia Serra da Ibiapaba
Atlas Digital Costeiro do Ceará mapeia potencial da Economia Azul

Luciana Lobo enfatizou que o Pax contribuirá significativamente para acelerar projetos, estimando uma redução de até 100 dias em determinados processos. A secretária destacou ainda a transparência como benefício adicional, agilizando e fortalecendo as decisões relacionadas à gestão territorial.

Além disso, o evento abordou tecnologias de ponta utilizadas na produção de geoinformação da cidade, divididas em três painéis e quatro palestras. Os destaques incluem tópicos como “Cidade e o cadastro técnico multifinalitário”, “Cidade e infraestrutura de dados espaciais” e “Cidade e gestão territorial a partir do aerolevantamento”.

O aprimoramento e atualização do cadastro de loteamentos e logradouros foi um dos principais temas, ressaltando o uso de tecnologia para criar e manter um acervo digital com informações cartoriais, fotos aéreas e cartografias. A intenção é proporcionar aos cidadãos de Fortaleza um entendimento mais profundo das características urbanas, promovendo o debate entre o poder público, especialistas e a sociedade.

A tecnologia Pax, que será lançada em dezembro deste ano, promete revolucionar a gestão territorial, oferecendo um catálogo digital abrangente e facilitando pesquisas comparativas.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Veja também

Infra e Cidades

Mapa colaborativo monitora obra da ponte Salvador-Itaparica, que começa em agosto

Um projeto-piloto de mapeamento colaborativo do pesquisador em Comunicação e Cultura e doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Antônio Laranjeira está monitorando as obras da ponte Salvador-Itaparica, que devem começar mês que vem. O mapa online é interativo, está disponível para usuários e é editável para os colaboradores que

Não perca as notícias de geoinformação