Geocracia na imprensa: TCU fiscaliza apagão de geoinformação que preocupa setores

Alvo recente de uma fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o apagão de informações de órgãos públicos na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) preocupa também empresas que atuam no setor de geoinformação, as quais, dentre os serviços prestados, realizam o acompanhamento de áreas sob risco de crimes ambientais e desastres naturais.

No levantamento feito recentemente pelo ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues, ficou explícito que poucos órgãos e entidades federais têm divulgado e compartilhado seus respectivos dados geoespaciais com a Inde. “Sem essa atualização, toda a análise geográfica feita com base em dados públicos fica profundamente comprometida e prejudica a prevenção de crimes ambientais, bem como a análise de impacto dos fenômenos climáticos sobre o território brasileiro”, destaca Luiz Ugeda, CEO da Geocracia, startup que atua no setor, utilizando mais de 200 fontes de dados provenientes da União em temas de Minas e Energia, Logística, Infraestrutura, Fundiária, Ambiental e Política.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

TCU fiscaliza INDE e conclui pela baixa adesão
TCU lança ferramenta que audita ações contra crise climática
TCU vê ‘risco alto à privacidade de dados’ coletados pelo governo

Dentre os órgãos responsáveis pela alimentação dos dados à Inde estão o Exército, Força Aérea Brasileira, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Por Veja

Veja também

Geo e Legislação

Satélite brasileiro bate recorde mundial como o mais longevo em operação

Em junho de 2023, o Satélite de Coleta de Dados (SCD), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), bateu recorde mundial em operação. Lançado ao espaço em 9 de fevereiro de 1993, o satélite foi resultado do primeiro programa espacial nacional – a Missão Espacial Completa Brasileira, que teve

Não perca as notícias de geoinformação