Geoportal RS geolocaliza batalhões do Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros
Geoportal RS agora oferece localização dos batalhões do Corpo de Bombeiros – imagem (reprodução)

Desde semana passada, a geolocalização de todos os batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está disponível publicamente no Geoportal RS, principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do estado. O painel temático permite ainda acessar os metadados associados a todas as camadas representadas. Para isso, basta visitar o Catálogo de Metadados da Iede e pesquisar por “bombeiros”.  

O trabalho é resultado da primeira etapa da parceria entre o CBMRS e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão gaúcha (SPGG) para adesão à Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede/RS). O próximo passo será a inserção de geoinformações relativas ao censo demográfico da instituição, serviços civis e auxiliares credenciados, atendimentos operacionais e informações de segurança contra incêndio.

Leia também:

A inserção dos dados sobre o Corpo de Bombeiros aumenta a oferta de informações de natureza espacial na plataforma Geoportal, que já disponibiliza a Cartografia Interativa do estado, o Painel de Geolocalização das Escolas do RS, o Monitoramento da Vacinação da Covid-19, o Painel de Arboviroses e o Atlas Socioeconômico estadual.

“O CBMRS vem para somar no esforço de ampliação e melhoria constante da nossa infraestrutura de dados espaciais. Será muito importante contar com esta instituição na superação dos desafios que temos pela frente, como as atividades que desenvolveremos junto ao Comitê Técnico Setorial”, ressalta Juliana Hoffmanndiretora do Departamento de Planejamento Governamental da SPGG (Deplan), estrutura responsável pela coordenação e gerenciamento da Iede.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, diz que o acordo permite “disponibilizar à administração pública, às instituições acadêmicas e ao público em geral o acesso às informações do Corpo de Bombeiros Militar, de forma georreferenciada”. 

Projeto estratégico da SPGG, a Iede/RS, que tem no Geoportal RS a sua interface pública, é um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais.

Sua plataforma tecnológica possui uma arquitetura descentralizada baseada em serviços e interoperabilidade, em conformidade com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A ferramenta é composta por um catálogo de dados geoespaciais vinculados a um sistema de gerenciamento de metadados, além de serviços, aplicativos e um geoportal interativo.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública do RS

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação