O Google está introduzindo uma série de mudanças em suas plataformas de mapeamento, integrando inteligência artificial generativa com o modelo Gemini, que agora influencia o Google Maps, Google Earth e Waze. Essas atualizações aprimorarão a experiência dos usuários e melhorar a interação com o ambiente físico, com novas funcionalidades já disponíveis para alguns utilizadores de Android e iOS nos Estados Unidos.
No Google Maps, por exemplo, o modelo Gemini facilita a busca de locais e atividades, permitindo que o usuário solicite recomendações baseadas em dados locais, como sugestões de bares e locais de entretenimento noturno. Outro recurso é a Visualização Imersiva, que oferece uma experiência de visualização realista de locais como estádios, parques e rotas, com uma previsão das condições climáticas e de tráfego para horários específicos. O Maps amplia essa funcionalidade para 150 cidades, e novos locais, como campus universitários, também estão incluídos. Além disso, para os meses de inverno, o Maps agora permite que os usuários visualizem e relatem condições meteorológicas ao longo das rotas, incluindo estradas alagadas ou com baixa visibilidade, o que busca tornar o trajeto mais seguro.
A atualização também se estende a desenvolvedores que usam a plataforma Google Maps. A empresa lançou uma nova ferramenta para integrar dados geoespaciais em aplicações que utilizam IA, o que pode beneficiar áreas de planejamento urbano. Em serviços municipais, por exemplo, a análise de dados pode ajudar planejadores de transporte a identificar rapidamente locais que precisam de infraestruturas, como estações de carregamento de veículos elétricos. Esse recurso, desenvolvido em parceria com o Google Research e a X, moonshot factory do Google, promete acelerar a coleta e análise de dados urbanos.
O Waze, que agora está totalmente integrado à divisão geoespacial do Google, passa a fornecer aos motoristas que planejam viagens a possibilidade de incluir paradas ao longo do trajeto e receber sugestões de pontos turísticos, restaurantes e atrações, personalizando a experiência. Ao final do trajeto, o sistema facilita a localização de estacionamento e inclui uma opção de navegação a pé, por meio do Street View e da realidade aumentada, o que pode ser útil para quem está explorando uma nova área.