Construída em parceria com cientistas da NASA que trabalham na Universidade Estadual do Arizona, o Google Mars é uma ferramenta de visualização da superfície do planeta Marte que possui os mais apurados mapas científicos do Planeta Vermelho.
A exemplo do seu primo distante, o Google Maps, o Mars permite encontrar pontos geográficos da superfície marciana, como montanhas, cânions, planícies, crateras e até os locais de pouso das sondas que já foram enviadas ao solo de Marte.
Leia também:
- Brasil é 12º país a aderir ao Artemis, que estabelecerá base permanente na Lua
- Sucesso espacial privado faz NASA mirar voos mais altos
- Airbus, Agência Espacial Mexicana e startup anunciam parceria para extrair recursos da Lua
O Google Mars pode ser acessado por qualquer pessoa no site da plataforma, mas apenas com um navegador. Ainda não existe um app associado. No entanto, a ferramenta é bastante intuitiva e de fácil interação, com três níveis de visualização.
Na camada Elevation, o usuário encontra um detalhado esquema de cores que mostra o relevo da superfície mapeado a partir de dados do Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA), que explorou o planeta entre 1997 e 2006 com a sonda espacial Mars Global Surveyor. Na camada Visible, criada graças às lentes da Mars Orbiter Camera (MOC), é possível ver imagens mais realistas, embora em tons de cinza, para facilitar a visualização dos detalhes no terreno. Por último, a camada Infrared apresenta imagens coletadas pelo Thermal Emission Imaging System (THEMIS), a bordo da sonda Mars Odyssey.
Fonte: Canaltech