Comemorando 15 anos nesta terça-feira (24), o Google Street View anunciou algumas novidades que passarão a fazer parte de uma das ferramentas mais ambiciosas e bem sucedidas da família Google. Uma delas é uma nova câmera que será lançada no próximo ano e será capaz de ir mais longe para coletar imagens de alta qualidade. A outra é um recurso da ferramenta que permite ver imagens antigas de diversos lugares ao acessar o Street View a partir do desktop ou de smartphones.
Segundo anunciou o Google em seu blog, a nova câmera reúne toda a capacidade, resolução e recursos de processamento de um carro inteiro do Street View em uma único equipamento que pesa menos de 7 quilos e é do tamanho de um gato doméstico. Ultratransportável, ela pode ser levada a ilhas remotas, ao topo de uma montanha ou a um passeio pela praça da cidade local.
Leia também:
- Bases russas seguem visíveis no Google
- ‘Exército do teclado’ contra-ataca Rússia no Google Maps
- Google Mars permite estudar superfície do Planeta Vermelho
Outra novidade é que o Street View vai passar exibir fotos do passado também. De acordo com o Google, ao visualizar imagens de um lugar na plataforma e ver as informações sobre o local, o usuário poderá tocar em “Ver mais datas” para navegar pelas imagens daquele lugar ao longo dos últimos 15 anos de capturas de imagens do Street View.
Os lugares mais acessados do Street View
O Google também divulgou a lista dos lugares mais explorados no Street View em 2021. O Brasil ficou entre os cinco países mais acessados e a cidade de São Paulo foi a quarta mais visitada em todo o mundo. Já o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi o local mais ‘visitado’ do Brasil na plataforma, ano passado, e o quinto em todo o mundo.
Veja a lista abaixo:
- Burj Khalifa – Dubai
- Torre Eiffel – França
- Taj Mahal – Índia
- Estátua da Liberdade – EUA
- Cristo Redentor – Brasil
- Labirinto de Rhyolite – EUA
- Necrópolis de Giza – Egito
- Casa Branca – EUA
- Coliseu – Itália
- Monumento Nacional – Indonésia
Idealizado pelo co-fundador do Google, Larry Page, o projeto de equipar carros com câmeras para construir um mapa de 360 graus do mundo inteiro parecia uma insanidade em 2007. Hoje, porém, a plataforma oferece cerca de 220 bilhões de imagens de mais de 100 países e territórios, possibilitando não só um gigantesco e importante trabalho de mapeamento, mas também que pessoas de todo o mundo façam turismo virtual em diversos lugares no planeta.
Nesses 15 anos, o Google calcula que os carros do Street View já percorreram mais de 16 milhões de quilômetros, o suficiente para dar a volta ao mundo mais de 400 vezes.