Governo lança novo app do Cadastro Único

Cadastro Único
App pode ser baixado nas plataformas Android e iOS

O governo lançou, na semana passada, uma versão mais atualizada do app Cadastro Único, sua principal ferramenta para identificar famílias de baixa renda, conhecer suas condições de vida e permitir que elas tenham acesso a programas e benefícios sociais. A nova versão, que pode ser baixada para smartphones Android e iOS, traz mais opções para os usuários, como a possibilidade de auto-cadastramento, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos do cidadão, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual. Há ainda uma cartilha sobre a ferramenta que pode ser acessada aqui.

O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, entre outros. Atualmente, são mais de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados, e a modernização vai permitir novos cruzamentos a partir de mais de 36 bilhões de registros.

Leia também:

Segundo o Ministério da Cidadania, a modernização do app facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. Com o auto-cadastramento, por exemplo, o tempo de espera nas unidades de atendimento ficaria reduzido, já que o cidadão chega ao local precisando apenas completar e confirmar seus dados.

“Com a aposta na digitalização de serviços via gov.br, estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, acrescentando que o novo aplicativo do Cadastro Único é um avanço na transformação digital, eliminando filas, papel e a burocracia.

Já o ministro da Cidadania, João Roma, diz que a tecnologia vai facilitar o acesso do cidadão em situação de vulnerabilidade aos principais programas sociais do Governo Federal: “É uma nova ferramenta para garantirmos cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”.

O cadastramento presencial, no entanto, continua da mesma forma, e o Ministério da Cidadania promete que vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.

Fonte: Ministério da Cidadania

Veja também

Geo e Legislação

IBGE abre concurso para Censo 2021 com mais de 200 mil vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o edital do concurso do Censo Demográfico 2021. No total, serão oferecidas, 204.307 vagas temporárias, das quais 181.898 para a função de recenseador, 16.959 para a atividade de agente censitário supervisor e 5.450 para o cargo de agente censitário municipal. Para

Não perca as notícias de geoinformação