
Hacker revela que assumiu comando remoto de 25 Teslas

Do seu quarto na Alemanha, um jovem alemão de apenas 19 anos conseguiu controlar remotamente diversas funções de 25 automóveis Tesla em 13 países. Revelada pelo próprio hacker, a história aconteceu no início deste ano, mas só foi tornada pública esta semana, depois que a fabricante de carros elétricos de Elon Musk, alertada pelo jovem, corrigiu a falha de segurança.
Tratado como uma celebridade, David Colombo, fez a sua revelação durante o World Government Summit, evento anual que aconteceu esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Dono de sua própria empresa de cybersecurity, a Colombo Technology, ele conta que foi por acidente, enquanto trabalhava para outro cliente, que conseguiu descobrir a falha de segurança que dava acesso remoto aos veículos.
Leia também:
- Lamborghini troca GPS por sistema de geolocalização de três palavras
- Imagem da Semana: No meio do caminho tinha… um poste!
- Luís Rasquilha: “Aliados à IA, dados serão o maior game changer da nossa geração”
Apesar dos automóveis da Tesla possuírem a função de piloto automático, Colombo afirma que não tinha como dirigi-los remotamente, mas conta que conseguia descobrir a localização dos veículos, saber se havia ou não alguém dentro, abrir portas e janelas, mexer no rádio e piscar luzes. E que fez tudo isso com a permissão dos donos.
No entanto, se estivesse próximo dos carros, ele garante que seria fácil abri-los, entrar e sair dirigindo. “Estamos ficando cada vez mais vulneráveis, sem dúvida. Não estamos falando de ciberataques que podem acontecer, mas sim de ataques que já estão acontecendo”, afirmou Colombo.
Fonte: Folha de S. Paulo