O IBGE atualizou, nesta terça-feira (22), a lista de subdivisões municipais do país para 2021. Em relação ao ano anterior, houve o acréscimo de 18 distritos, todos em municípios de Minas Gerais. As tabelas com todos os dados podem ser acessados no Portal do IBGE.
A Divisão Territorial Brasileira (DTB) de 2021 mantém o país com 5.568 municípios mais um Distrito Federal (Brasília) e um Distrito Estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha) – a mesma configuração desde 2013. Já as divisões intramunicipais passaram por mudanças maiores. Em 2021, eram 10.649 distritos municipais contra 10.631, em 2020. O número de subdistritos se mantém: 683.
Esses 18 novos distritos de Minas Gerais surgem, sobretudo, nos municípios de Governador Valadares (quatro), Miraí (dois) e Conceição do Mato Dentro (dois), conforme tabela abaixo.
Leia também:
- IBGE atualiza mapa das Redes do Sistema Geodésico Brasileiro
- Censo começa 1º de agosto
- IBGE atualiza Base Cartográfica Contínua do país na escala 1:250.000
DTB é base para várias pesquisas do IBGE
Como parte de sua missão institucional e viabilizar pesquisas, Censos e a Divulgação de Dados estatísticos, o IBGE efetua o cadastro dos eventos ocorridos na DTB, aprimorando o conhecimento do território do País, estruturando estudos geocientíficos e atualizando sua Base Territorial.
A DTB detalha a estrutura territorial do país, enumerando as Macrorregiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios, além de suas subdivisões internas, distritos e subdistritos ou regiões administrativas. O IBGE sistematiza todas essas informações, monitorando eventuais alterações na Divisão Político-Administrativa por meio de atualizações anuais.
Fonte: Agência de Notícias IBGE