Imagem da Semana: Lamborghini troca GPS por sistema de geolocalização de três palavras

Lamorghini Hurracán – divulgação

Se um sistemas desses existisse no tempo de Tom Jobim, talvez o maestro tivesse sua inspiração prejudicada em uma de suas obras mais famosas, já que seu célebre encontro com Elizeth teria acontecido em acabam.gago.mistas. Mas, certamente, ele teria menos dificuldade para chegar em casa usando o software de navegação que a Lamborghini decidiu adotar a partir de 2022 para todos os seus modelos Huracán, o What3words.

Desenvolvido por um empresa do Reino Unido, o sistema não é propriamente novo no mundo automóvel, tendo sido instalado pela primeira vez em 2018, nos modelos Mercedes Classe A, logo que a montadora alemã adquiriu 10% da What3words. Hoje, além do anúncio da fábrica de esportivos italiana, a Ford, a Tata e a Lotus também já usam a ferramenta de navegação.

Leia também:

A principal vantagem do What3words é a sua praticidade, sobretudo se imaginarmos ações comandadas por voz. Em vez de utilizar os tradicionais endereços para escolher um destino (ou coordenadas), o software dividiu a superfície terrestre em 57 trilhões de quadrados de 3m x 3m, cada um deles nomeado com uma sequência única de apenas três palavras aleatórias para 50 línguas.

Display conectado ao What3words no console do Huracán – divulgação

Assim, se Tom Jobim quisesse voltar para casa usando um sistema desses, não precisaria digitar “Rua Nascimento Silva, 107” ou torcer para o reconhecimento de voz no Google Maps ou no Waze entender o que ele disse. Bastaria dizer nesta sequência “acabam – gago – mistas”.

Chris Sheldrick, CEO e co-foundador do What3words explica que “endereços tradicionais nem sempre são apropriados para trabalhar com comando de voz em sistemas de navegação”. Além disso, muitos locais simplesmente não possuem endereços. Assim, basta escolher os 3m2 mais adequados para servir de destino e decorar as três palavrinhas associadas.

Pense nisso, se precisar dizer ao seu GPS que vai para Itaquaquecetuba.

Fonte: Lamborghini

Veja também

Entrevistas e Artigos

Escala ainda é desafio para viabilizar crédito de carbono

Embora o mercado de crédito de carbono tenha crescido significativamente nos últimos anos, ainda há muitas questões relacionadas à escala que precisam ser abordadas para torná-lo mais acessível e viável. A advogada Rafaela Parra, líder da área de Direito Ambiental no Araúz Advogados, professora e autora de livros, traz algumas

Geo e Legislação

A disputa espacial entre a Lua e Marte: poder, recursos e geopolítica

António Ricardo Miranda, na VISÃO, chama atenção para um fenómeno que cresce longe do olhar cotidiano: a nova corrida espacial. Diferente da epopeia dos anos 1960, quando a chegada à Lua foi apresentada como conquista científica da humanidade, o que se desenha agora é uma disputa estratégica. Estados Unidos, China