Imagem da Semana: Mar de lava nas Canárias e o medo de tsunami no Brasil

Imagem: Sentinel-2 – Copernicus

A imagem desta semana é do satélite Copernicus Sentinel-2, da União Europeia, e foi tirada na terça-feira, dois depois que o vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias, entrou em erupção. A imagem mostra o avanço da lava sobre as aldeias a oeste da caldeira vulcânica. Apesar de não ter provocado mortes, o evento já desalojou mais de seis mil pessoas e destruiu centenas de casas.

Durante a semana passada e em função dos inúmeros terremotos percebidos em La Palma, alguns especialistas já temiam a iminente atividade do Cumbre Vieja e chegaram a alertar para o perigo da formação de um tsunami que poderia atingir o litoral brasileiro. Mas, embora esse risco não esteja ainda totalmente afastado, até agora, a violência da erupção não foi suficiente para tanto.

E, para quem acha que esse risco é lenda, o Nordeste brasileiro já sofreu com um tsunami, e provocado por um fenômeno geológico ocorrido ainda mais longe do que as Canárias. Em 1º de novembro de 1755, Lisboa foi destruída por um violento terremoto, o maior já registrado na Europa, com 8,7 na escala Richter. Naquele mesmo dia, as águas do Atlântico invadiram o litoral nordestino, destruindo casas e deixando duas pessoas desaparecidas. Mas os estragos foram bem maiores no Arquipélago do Caribe e na Irlanda, onde a gigantesca onda matou mais de 20 mil pessoas.

Fontes: Copernicus e BBC Brasil

Veja também

Geo e Legislação

Podcast trata sobre como resolver problemas jurídicos com mapas

Os processos de transformação digital já trouxeram tecnologias a cada aspecto da vida cotidiana e emerge como um território fértil para inovações e soluções para desafios da Sociedade 4.0. Nesse cenário, o advogado e geógrafo Luiz Ugeda, CEO da Geocracia, explica como resolver problemas jurídicos com mapas, aplicando as técnicas

Não perca as notícias de geoinformação