
Inpe lidera Disasters Charter até março de 2022

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lidera até março do próximo ano o Programa International Disasters Charter, um consórcio de 17 instituições e agências espaciais de diversos países que fornece dados orbitais em situações de emergência causadas por desastres naturais em todo o mundo. Por essa cooperação, todos os integrantes unem forças para adquirir imagens de satélite o mais rápido possível, dedicando-se a garantir que os dados estejam disponíveis para uso humanitário.
Cada vez que um usuário autorizado (agências responsáveis pelo gerenciamento de desastres de cada país) faz um a ativação no programa, o que pode acontecer em qualquer emergência, um charter é mobilizado automaticamente para obter recursos de satélite, como imagens e mapas informativos. Um exemplo é o da imagem do charter no início da página, que monitorou as inundações na Tailândia, entre 27 de setembro e o dia de ontem (19).
Leia também:
- Imagens do Amazonia-1 já estão disponíveis ao público
- Governo lança Painel de Fogo para combate a incêndios florestais
- Pará é 1º estado a usar nova ferramenta do Inpe que monitora crimes ambientais
Desde 2011, o Inpe integra o consórcio, liderado em regime de revezamento por gestões de seis meses. Essa liderança consiste na condução de reuniões dos grupos de Comunicação, Secretaria Executiva e Conselho do Charter, além da elaboração conjunta de um Boletim Informativo. O Inpe fornece dados dos satélites da série CBERS 4 e CBERS 04A e, em breve, disponibilizará imagens do Amazonia-1. Mais de 100 imagens produzidas pelo Inpe já foram utilizadas na geração de produtos finais em atendimento a desastres em diferentes partes do mundo, como Ásia, África e América do Sul.
Fonte: Inpe