Invasão da Ucrânia ‘limpa’ espaço aéreo na Europa Oriental

Ucrânia
Imagem colhida no Flight Radar às 10h40m (reprodução)

O início da invasão da Ucrânia por tropas russas, na madrugada desta quinta-feira (24) esvaziou os céus da Europa Oriental. Às 10h40m da manhã (horário de Brasília), a situação mostradas pelo site Flight Radar, que acompanha os voos comerciais em tempo real em todo o mundo, era a da imagem acima. Nenhum voo sobrevoava os céus ucranianos. A restrição, porém, se estendia a uma larga faixa do território russo, o que faz supor uma ordem de Moscou para evitar revelar as posições de suas tropas de ataque.

Leia também:

Há semanas, o clima de tensão vem aumentando, com o presidente russo Vladimir Putin subindo o tom de ameaças á Ucrãnia ne reivindicando parte do território do país. Por trás das pretensões expansionistas de Putin estaria a aproximação da Ucrânia à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar de países ocidentais e que já recebeu vários ex-integrantes do antigo bloco soviético, como Polônia, Bulgária e Hungria. No poder há mais de 20 anos, o líder russo vê uma eventual entrada a Ucrânia na OTAN como uma forte ameaça às suas pretensões manter uma zona de influência russa na região.

Veja também

Geo e Legislação

NASA bate recorde de transferência de dados a Terra

O sistema TeraByte Infrared Delivery (TBIRD) da NASA é um pequeno satélite, com o tamanho de duas caixas de cereais unidas, que bateu um recorde de transmissão de dados a partir do espaço para a Terra. O sistema de comunicações baseado em laser transmitiu dados a partir da órbita da