
ISS mostra o Rio de Janeiro ainda mais brilhante

A imagem desta semana foi tirada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e mostra as cidades do Rio de Janeiro e da vizinha Niterói, vistas do espaço, à noite. O que chamou a atenção na foto, tirada no último dia 4 de julho, foi a diferença das cores da iluminação das duas cidades – a do Rio muito mais clara que a de Niterói.
A explicação é o novo sistema de iluminação pública carioca, baseado em lâmpadas de LED brancas, e que substituíram as antigas lâmpadas de vapor de sódio, que produzem uma luz mais amarelada. A troca começou no início do ano e a expectativa é que, além de mais luz, gerem uma economia de até 60% nos gastos com energia elétrica.
Leia também:
- A Ucrânia às escuras, após invasão russa
- O ‘upgrade’ que o James Webb deu no Universo
- LiDAR revela pirâmides e canais na Amazônia boliviana
Mas a comparação com Niterói, que ainda utiliza as lâmpadas a vapor de sódio, não é a única possível. A foto abaixo, também tirada da ISS, é do próprio Rio de Janeiro à noite, mas em janeiro de 2011. A diferença para a foto do início deste mês é evidente.

O parque de iluminação pública do Rio está sendo trocado graças ao programa Luz Maravilha, uma parceria público-privada (PPP). Ao todo, são 450 mil pontos de LED para serem instalados e, até agora, 360 mil já foram trocados (80% da meta). A expectativa é que tudo esteja trocado até o fim do ano.
Fonte: Twitter da ISS e G1